• outubro 6, 2023
  • 3 minutos

Senac Minas reassume gestão do Grogotó

Senac Minas reassume gestão do Grogotó

Localizado em Barbacena, primeiro hotel-escola da América Latina recebe investimentos em infraestrutura e tem ampliação dos serviços

WhatsApp Image 2023 10 06 at 13 38 35
Senac Minas reassume gestão do Grogotó (Foto: Genilton Elias)

Desde o início deste mês de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas reassumiu a gestão do renomado Hotel-Escola Senac Grogotó, localizado em Barbacena, a 170 quilômetros da capital mineira. Nos próximos meses, o Senac fará a revitalização da infraestrutura e a elevação dos padrões de atendimento, além de buscar a ampliação dos serviços e espaços disponíveis.

Para o presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, o retorno do Grogotó para o Senac Minas é um feito a ser comemorado. “Valoriza a importância da região de Barbacena para o turismo e comércio em nosso estado, ao mesmo tempo em que contribui para a capacitação de profissionais diferenciados e alinhados às expectativas do mercado”, avalia.

O diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac, Edson Puiati, ressalta que a reintegração da unidade à sua gestão reitera a relevância desse estabelecimento como um local fundamental para o ensino.

“Durante esse período de aprimoramentos e reestruturação, nossa missão é contribuir de forma efetiva para a formação de profissionais diferenciados, preparando-os para atender às expectativas e demandas do mercado”, afirmou. Ele ressalta que a reestruturação também visa ao aumento do conforto e à melhoria da qualidade no atendimento aos hóspedes.

“Essa ação reflete o compromisso contínuo do Senac em Minas com a excelência no ensino e a sua contribuição para o desenvolvimento dos setores de hospitalidade e gastronomia, fortalecendo sua posição como referência no mercado educacional e hoteleiro”, completa Nadim Nonato.

Desde os anos 1960

Inaugurado em Barbacena, em 1960, o Hotel-Escola Senac Grogotó representa um marco na história da hotelaria: foi o primeiro hotel-escola da América Latina. Até o ano de 2022, a administração do estabelecimento esteve sob responsabilidade do Senac em Minas Gerais. Além do hotel, o complexo abriga uma unidade educacional do Senac, que continuou a funcionar de forma ininterrupta.

O hotel dispõe de 88 quartos, com suítes padrão e de luxo, bem como saunas seca e a vapor, duchas, duas piscinas externas, uma piscina interna aquecida, academia, playground, salões de estar e leitura, sala de jogos, salas de televisão, quadra poliesportiva e amplas áreas verdes propícias a agradáveis passeios.

Além das instalações voltadas ao lazer, o Hotel Grogotó oferece infraestrutura para a realização de eventos empresariais, treinamentos, congressos, palestras, reuniões, jantares e coquetéis. São disponibilizadas cinco salas de apoio, com capacidade para até 50 pessoas cada, um salão multiuso com capacidade para até 300 pessoas (em formato coquetel) ou 200 pessoas (para jantares), e um auditório com capacidade para acomodar mais de 120 pessoas.