- junho 30, 2025
- 4 minutos
Confirmada para novembro, 31ª edição do Salão do Automóvel estreia pista para test-drive

Realizado em um circuito de 14 mil m2, Drive Experience tem capacidade para 10 mil avaliações por dia em 40 carros disponibilizados pelos fabricantes

Confirmada para o período entre dias 22 e 30 de novembro, no Anhembi, em São Paulo, a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo será muito mais comercial que institucional – perfil que carregou durante essas mais de três décadas de realização.
Os organizadores prometem a estreia de uma atividade até então inimaginável em eventos anteriores: test-drive dos carros. Pois em 2025 terá. Com nome de Drive Experience, vai acontecer numa pista indoor com 14 mil metros quadrados. No espaço, os visitantes terão oportunidade de avaliar os principais lançamentos do mercado entre modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4.
Ainda segundo a empresa RX, responsável pela feira, o circuito – inspirado no Salão de Detroit, nos Estados Unidos – vai ocupar mais de um pavilhão, terá uma longa reta de 160 metros, desenhada especialmente para “sentir” a potência dos motores, além de exercícios práticos como slalon, frenagem, entre outros. A expectativa é que sejam realizados 10 mil testes e cerca de 40 modelos das marcas expositoras cedidos pelos fabricantes.
Outra novidade para 2025 é a área exclusiva para modelos super premium. O Dream Lounge – organizado em parceria com o Motorgrid Brasil, – deve receber mais de 70 carros, entre McLaren, Ferrari, Porsche, Lamborghini e Aston Martin.
Tem mais atração inédita. É o espaço Memória Sobre Rodas, realizado em parceria com o Complexo Dream Car de São Roque e pensado para os amantes de carros antigos. Serão exibidos 10 modelos raríssimos selecionados entre os mais de 100 exemplares disponíveis no acervo do museu.
Último Salão em 2018
A última edição ocorreu em 2018, e o evento de 2025, que ocorrerá entre 22 de novembro e 1º de dezembro, marcará o retorno do salão ao seu local tradicional, o Anhembi.
A retomada é fruto de um esforço conjunto da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e do governo federal, com o apoio do presidente Lula, que possui uma ligação histórica com o setor automotivo. O programa Mover, que oferece incentivos fiscais ao setor, também impulsionou o retorno do salão.
O Salão do Automóvel de 2025 promete novidades e inovações, com foco em tecnologia, conectividade e experiências para o público, além de destacar carros elétricos e híbridos, que ganham cada vez mais espaço no mercado. A expectativa é que o evento atraia cerca de 1 milhão de visitantes.
A mostra teve sua primeira edição em 1960, e ao longo de sua trajetória, acompanhou a evolução da indústria automobilística brasileira. Inicialmente, o evento buscava promover a indústria nacional, que enfrentava desafios em relação à qualidade e à confiança em seus produtos. Com o tempo, o salão se tornou um espaço de lançamentos, tecnologias e tendências do setor, ao atrair tanto fabricantes quanto o público em geral.
O salão também passou por momentos de transformação, como a abertura do mercado para a importação de veículos, a ascensão dos carros elétricos e híbridos, e a necessidade de se adaptar às mudanças do mercado. A edição de 2025, portanto, marca um novo capítulo na história com um olhar para o futuro do setor e a busca por experiências inovadoras para os visitantes.