• março 6, 2024
  • 4 minutos

Stellantis anuncia investimento bilionário no Brasil

Stellantis anuncia investimento bilionário no Brasil

Aporte de R$ 30 bilhões de 2025 a 2030 impulsiona lançamento de 40 novos produtos e desenvolvimento de tecnologia limpa Bio-Hybrid

IMG 20240306 WA0030
Carlos Tavares e Emanuele Cappellano anunciaram os novos investimentos da Stellantis no Brasil durante evento em Brasília (Foto: Studio Cerri)

A indústria automotiva abriu mesmo seus cofres. Depois da Toyota, General Motors, BYD e Volkswagen, chegou a vez da Stellantis anunciar investimentos poupudos no Brasil. O grupo criado há três anos – dono das marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën – vai aplicar R$ 30 bilhões nos próximos cinco anos (2025 a 2030).

O anúncio foi feito para o governo federal nesta quarta-feira, 6, durante evento em Brasília com a presença do CEO mundial da Stellantis, Carlos Tavares, e o COO da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano.

Leia mais: 

Nadim Donato recebe honraria no Salão Nobre da ALMG

Segundo os executivos, os investimentos divulgados vão impulsionar o lançamento de 40 novos produtos durante o período. Também vão servir para o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid. Ela combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis. O Polo Automotivo em Betim é o centro global da empresa no desenvolvimento desta tecnologia.

A Bio-Hybrid conta com três powertrains híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado. Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começam a ser disponibilizadas até o final de 2024.

Em breve investimento na Argentina

O aporte financeiro é direcionado apenas para a operação da Stellantis no Brasil, mas novos investimentos estão previstos para outros países da América Latina, como a Argentina, a serem revelados em breve. Dessa forma, a fábrica da Fiat em Betim também vai ser beneficiada neste plano.

Para a Stellantis, o investimento fortalece o desenvolvimento da indústria local e acelera a realização do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030 (plano estratégico), além de manter a empresa como líder da mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.

“Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui”, afirma Tavares.

Para ele, como parte fundamental da estratégia de crescimento, a América do Sul vai assumir um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade. “Juntamente com nossos funcionários, nossa rede de fornecedores e nossos parceiros”, acrescenta.

Leia mais

Grupo Patrimar recebe Selo Cubo Corporate

Ainda como parte de seu plano estratégico, a Stellantis vai investir mais de 50 bilhões de euros em eletrificação ao longo da próxima década. O objetivo é estar no caminho para se tornar uma empresa com zero emissão de carbono até 2038.