- julho 3, 2025
- 3 minutos
Minas Gerais tem atletas convocados para a Copa das Federações de Tênis

Theo Botelho, Bernardo Capanema Gouvêa, Pedro Augusto Fonseca e Henrique Sawada se preparam para defendem o Estado na categoria 12 anos

A Federação Mineira de Tênis e Beach Tênis (FMT) teve vários atletas convocados pela Confederação Brasileira de Tênis. Dentre eles, quatro jovens talentos da categoria sub-12 também foram oficialmente convocados para integrar a seleção mineira em uma das competições mais importantes do calendário nacional de base.
Theo Botelho, Bernardo Capanema Gouvêa, Pedro Augusto Fonseca e Henrique Sawada são os jovens atletas que vão defender Minas Gerais na categoria 12 anos da Copa das Federações — um reconhecimento ao alto nível técnico e ao trabalho de excelência desenvolvido pela FMTênis na formação de novos talentos.
A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), reúne os melhores atletas de cada estado e tem papel fundamental no desenvolvimento esportivo do País. A participação desses jovens é motivo de orgulho para todo o esporte mineiro.
Eles merecem os nossos parabéns e boas vibrações.
Programa Júnior de Tênis
Na última semana de junho foi realizado o setimo Encontro do Programa Junior Tennis Initiative (JTI), iniciativa da ITF implantada no Brasil em parceria com a CBT. O evento foca no desenvolvimento de crianças desde as fases iniciais até o alto rendimento, de 14 anos masculino e feminino reuniu, de forma online, diversos professores, coordenadores e gestores de projetos por todo o País.
Durante a primeira parte do evento, o capitão do Time Brasil BRB na Billie Jean King Cup, Luiz Peniza, abordou com a importância do planejamento das sessões de treino com base na tática de jogo. Já na parte final, o ex-jogador profissional e coordenador de esportes com raquete do Clube Esportivo Helvetia, de São Paulo (SP), Eric Gomes, ao lado do professor João Felipe, apresentou a estrutura desenvolvida no clube para o crescimento de crianças e jovens até 14 anos.
A iniciativa busca criar um ambiente de aproximação entre os treinadores, aliada ao mapeamento de projetos e da quantidade de jogadores na base.
“O objetivo dos Encontros JTI Brasil é compartilhar informações entre os diversos projetos de desenvolvimento do tênis brasileiro, ampliando o conhecimento, aproximando os trabalhos realizados e nos conduzindo cada vez mais à excelência no fomento e desenvolvimento da base no Brasil”, comentou o coordenador do programa, Airton Santos.