• maio 10, 2024
  • 10 minutos

Marcopolo celebra 75 anos

Marcopolo celebra 75 anos

Maior encarroçadora de ônibus do País se prepara para diversos lançamentos, entre eles algumas novidades relacionadas à eletrificação

André Vidal Luiz Antônio Soares Ricardo Portolan
Evento em Minas Gerais marca comemorações dos 75 anos da Marcopolo. André Vidal, Luiz Antônio Soares e Ricardo Portolan

Em agosto, a Marcopolo completa 75 anos de fundação, mas as comemorações já começaram. Em Minas Gerais, o regional da empresa promoveu evento com a presença de parceiros, clientes e colaboradores no último dia 25 de abril, no Far East, no Jardim Canadá, em Nova Lima.

Leia mais

Reoneração da folha de pagamento pode aumentar passagens

Neste ano de celebrações, a Marcopolo tem preparado diversos e importantes lançamentos. A fabricante, que foi a primeira a anunciar a produção local de ônibus elétricos, vai apresentar novidades em todos os segmentos de atuação.

Entre as mais aguardadas estão as relacionadas à eletrificação, com o início de fornecimento do Attivi Integral para a cidade de Porto Alegre, o que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre, e o desenvolvimento de novos modelos movidos a combustíveis sustentáveis e renováveis, como o hidrogênio (células de hidrogênio), etanol e biogás.

No segmento de rodoviários, a Marcopolo deverá apresentar novidades na família da Geração 8, assim como na linha de modelos da marca Volare.

Fundada no dia 6 de agosto, de 1949, a Marcopolo é hoje uma das principais empresas globais com soluções de mobilidade. Foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, que inicialmente eram de madeira.

A empresa se destacou, ao longo dos anos, pelo desenvolvimento de produtos com tecnologia avançada e processos diferenciados, que tiveram como resultado uma linha diversificada que atende às necessidades específicas de cada mercado, nacional e internacional.

O surgimento da empresa ocorreu no momento de grande desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil e permitiu que a fabricante ampliasse suas atividades no País e também conquistasse o mercado internacional.

As primeiras exportações aconteceram em 1961, para o Uruguai, e deram início à significativa presença da empresa no exterior. Hoje, tem uma gestão empresarial voltada para o mercado global e possui unidades fabris em sete países (Brasil, África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia e México), exporta seus produtos para cerca de outros 120 em todo o mundo e superou a marca de 450 mil unidades fabricadas.