Belo Horizonte se ilumina de lilás pelo fim da violência contra as mulheres

Belo Horizonte se ilumina de lilás pelo fim da violência contra as mulheres

Campanha marca os 19 anos da Lei Maria da Penha e oferece rodas de conversa, oficinas, debates e acolhimento gratuito em todas as regionais da capital mineira

Belo Horizonte na campanha Agosto Lilás
Sede da Prefeitura de Belo Horizonte e a Praça da Estação estarão iluminadas na cor lilás para celebrar o tema da campanha em agosto (Foto: Geração IA)

 

Durante todo o mês de agosto, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte e a Praça da Estação estarão iluminadas na cor lilás, em referência à campanha Agosto Lilás 2025, que tem como objetivo sensibilizar a população para o enfrentamento à violência contra as mulheres.

A iniciativa envolve equipamentos públicos, instituições parceiras e a sociedade civil em uma ampla programação ao longo do mês, com atividades em todas as regionais da capital.

Criada em alusão à sanção da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em 2025, a campanha busca conscientizar sobre os diferentes tipos de violência de gênero — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial — além de divulgar os serviços e políticas públicas voltadas ao acolhimento e à proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.

A programação  inclui rodas de conversa, seminários temáticos, debates, oficinas artísticas e ações culturais promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais espaços públicos da cidade.

A cor lilás, símbolo da luta pelos direitos das mulheres, estará presente em laços, cartazes e materiais informativos distribuídos durante toda a campanha.

Além das ações educativas, a mobilização reforça a importância da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e divulga o número 180, canal nacional para denúncias de violência doméstica.

Em Belo Horizonte, essa rede é composta por diversos equipamentos, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Benvinda, vinculado à Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos. O Ceam é referência no atendimento humanizado e multidisciplinar às mulheres em situação de violência. Somente entre janeiro e junho deste ano, foram realizados 814 atendimentos.

O Benvinda oferece apoio psicossocial, orientação jurídica e articulação com outros órgãos públicos. O serviço também acolhe filhos e filhas das mulheres atendidas, em um ambiente seguro e acolhedor.

O atendimento é gratuito, sigiloso e não exige denúncia prévia ou registro de boletim de ocorrência. Profissionais capacitados realizam a escuta qualificada e oferecem apoio com foco no cuidado, na proteção e na garantia de direitos.

 

Saiba mais sobre o Ceam Benvinda em Belo Horizonte

  • Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
  • Endereço: Rua Hermilo Alves, 34 – Santa Tereza (próximo à Avenida do Contorno)
  • Telefone: (31) 98873-2036
  • Contatos: [email protected]