- Cidade Conecta Indica
- abril 16, 2026
- 14 minutos
“Michael” tem pré-estreia no feriado, mas agenda ainda conta com festivais e diversas experiências culturais
Longa revisita a ascensão do Rei do Pop e conta a trajetória do artista ícone do cenário musical do planeta

Cristhopher Marinho (*)
Com o feriado prolongado, Belo Horizonte entra em ritmo intenso de programação cultural, reunindo a estreia mais aguardada do ano, festivais consolidados e experiências que ocupam diferentes regiões da cidade.
Um dos lançamentos mais aguardados do ano chega às telonas de todo o País no dia 23 de abril. “Michael”, cinebiografia inspirada na vida de Michael Jackson, propõe um mergulho na construção artística e pessoal de um dos nomes mais influentes da música mundial.
Estrelado por Jaafar Jackson, sobrinho do artista, o longa da estreia da semana acompanha a trajetória desde os primeiros passos no The Jackson 5 até a consolidação como ícone global.
A direção é de Antoine Fuqua, de ‘O Protetor’, enquanto o roteiro assinado por John Logan, indicado ao Oscar por seus trabalhos em “Gladiador” (2000) e “O Aviador” (2004), amplia o olhar para além dos palcos, explorando bastidores, ambição e os desafios que marcaram a jornada do astro pop.
Ao lado de Jaafar, a produção reúne ainda nomes como Nia Long, Kat Graham, Jessica Sula e Laura Harrier, compondo um elenco que sustenta a narrativa de uma carreira que atravessa gerações.
MinasTchê amplia proposta e incorpora cultura portuguesa

O Mercado Distrital de Santa Tereza recebe, entre os dias 17 e 26 de abril, a 22ª edição do MinasTchê, que estreia novidades ao promover um encontro entre tradições gaúchas e a inédita Festa Portuguesa.
O festival reúne mais de 100 expositores com produtos e pratos típicos do Rio Grande do Sul, como artesanato em couro, chocolates de Gramado, costela fogo de chão, chopp artesanal, vinhos, salames, queijos, cucas coloniais e moda em couro.
Entre os destaques da programação está a participação do Grupo Folclórico Os Lusíadas, entre os dias 17 e 19 de abril. Com 57 anos de trajetória e apresentações em 15 estados brasileiros e em Portugal, o grupo leva ao evento danças, músicas e trajes típicos portugueses, ampliando a imersão cultural proposta pela feira.
A programação musical se estende ao palco da costelaria, reforçando a atmosfera que combina tradição, gastronomia e entretenimento ao longo dos dez dias de evento.
Os ingressos estão disponíveis no Sympla a partir de R$10,00.
Matheus & Kauan em BH para gravação de novo projeto

A dupla Matheus & Kauan desembarca em Belo Horizonte para a gravação da segunda parte do projeto audiovisual “Astral”, no dia 20 de abril, no Mirante Beagá, a partir das 15h.
A apresentação contará com a participação especial da cantora Simone Mendes, ampliando a expectativa para o evento na véspera de feriado.
Além da gravação, os artistas apresentam um show completo que celebra os 15 anos de carreira, reunindo sucessos como “Te Assumi Pro Brasil”, “Ilusão de Ótica”, “Que Sorte a Nossa” e “Quarta Cadeira”.
O primeiro volume do projeto foi registrado em dezembro, em São Paulo, com participação de Lauana Prado. Agora, Belo Horizonte se torna cenário para a nova etapa do trabalho.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma BaladAPP.
Festival Butequeiros reforça tradição da gastronomia mineira

Belo Horizonte reafirma sua identidade como capital dos botecos no dia 18 de abril, quando a Praça José Mendes Júnior estreia mais uma edição do Festival Butequeiros, das 13h às 22h.
O evento reúne pratos clássicos da culinária mineira, com destaque para fígado com jiló, feijão tropeiro, moela estufada, bolinhos de bacalhau e diferentes versões de torresmo, além de espetinhos especiais.
Para acompanhar, o público encontra chopes artesanais e cervejas da Krug Bier, compondo a experiência gastronômica.
A programação musical inclui o grupo Trem dos Onze, Du Monteiro e a banda 100% Charlie Brown, que encerra o evento com um tributo ao rock nacional.
O festival disponibiliza uma cota limitada de ingressos gratuitos, que devem ser retirados previamente pelo Sympla.
“Patrimônio em Quadrinhos” transforma história em linguagem acessível

A obra “Patrimônio em Quadrinhos”, idealizada por Igor Bastos e Elisa Guimarães, propõe uma nova forma de apresentar a história do Centro-Oeste de Minas, combinando fatos reais com elementos do universo fantástico.
A publicação reúne dez histórias ambientadas em diferentes municípios mineiros, com uma linguagem mais acessível e envolvente, abordando desde a Fazenda Campo Grande, em Passa Tempo, até a descoberta de um mastodonte em Pains e as pinturas rupestres da Gruta da Cazanga, em Arcos, e manifestações culturais como o tradicional carnaval de Oliveira.
Com referências que transitam entre quadrinhos clássicos e mangá, a obra incorpora elementos como lendas, fantasmas e figuras imaginárias, criando uma experiência que dialoga com diferentes públicos, servindo como entretenimento e ensino pedagógico.
O lançamento acontece no dia 22 de abril, com disponibilização gratuita também em formato digital.
BH Cult celebra nove anos com programação gratuita na Praça da Assembleia

O Projeto BH Cult comemora nove anos de atuação no dia 18 de abril, das 12h às 21h, ocupando a Praça da Assembleia com uma programação que reúne música e gastronomia.
A agenda musical começa com a School of Rock, seguida pela banda Seu Madruga e pelo grupo Os Explêndidos, que encerram o evento com repertório que mistura rock e ritmos latinos.
O evento conta ainda com opções de chopes artesanais, vinhos e drinks, além de manter o caráter pet friendly, incentivando a ocupação do espaço público.
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla.
Dia Mundial da Criatividade mobiliza BH com mais de 100 atividades

Belo Horizonte foi confirmada como uma das sedes do Dia Mundial da Criatividade 2026, celebrado em 21 de abril. A programação de estreia acontece entre os dias 18 e 23, distribuída por diferentes espaços da cidade.
A iniciativa reúne workshops, palestras, painéis, performances e experiências colaborativas, conectando profissionais, estudantes, empreendedores e artistas.
Locais como Faculdade Cotemig, P7 Criativo e Centro de Referência da Juventude recebem parte das mais de 100 atividades gratuitas previstas.
Criado no Brasil, o projeto ocorre simultaneamente em diversas cidades, reforçando a criatividade como ferramenta para enfrentar desafios sociais, econômicos e culturais.
Para acessar a programação completa e garantir participação, o público pode consultar o site oficial do evento.
(*) Com supervisão do editor Luís Otávio Pires