Clássico de Mozart abre temporada de óperas em BH

Clássico de Mozart abre temporada de óperas em BH

Da música erudita a espetáculos teatrais, festivais cênicos e exposições gratuitas, a agenda cultural da semana reúne atrações que atravessam diferentes linguagens artísticas em Minas

Elenco da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, em cena no Palácio das Artes, em Belo Horizonte
Elenco de “As Bodas de Fígaro”, clássico de Wolfgang Amadeus Mozart, marca a abertura da temporada de óperas 2026 da Fundação Clóvis Salgado no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte (Foto: Paulo Lacerda)

 

Cristhopher Marinho (*)

Dos salões da ópera aos palcos do humor, a agenda cultural da semana percorre diferentes expressões artísticas em Belo Horizonte e Tiradentes, reunindo clássicos da música, literatura, artes visuais e espetáculos que reafirmam a força da cena cultural mineira.

O espetáculo “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, será apresentado nos dias 17, 19, 21 e 23 de maio, às 18h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Pela segunda vez, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) vai se reunir com o Coral Lírico de Minas Gerais e 13 solistas em uma grande apresentação.

Na trama, o compositor traduz a impulsividade do jovem pajem Cherubino, apaixonado pela Condessa, a melancolia de uma mulher negligenciada e a irreverência de Fígaro, personagem que desafia pela primeira vez a autoridade do próprio senhor.

A montagem terá direção musical e regência do maestro-residente da OSMG, André Brant, além de concepção e direção cênica do italiano Mario Corradi. A temporada também celebra marcos históricos: os 270 anos de nascimento de Mozart, os 240 anos da estreia de “As Bodas de Fígaro”, os 55 anos do Palácio das Artes e os 50 anos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Os ingressos já estão disponíveis, a partir de R$ 40.

 

Espetáculo inspirado em cartas entre Fernando Sabino e Mário de Andrade chega a BH

Ator em cena durante apresentação do espetáculo “Cartas a um Jovem Escritor”, inspirado em cartas entre Fernando Sabino e Mário de Andrade
“Cartas a um Jovem Escritor” leva aos palcos a troca de correspondências entre Fernando Sabino e Mário de Andrade (Foto: Ronaldo Gutierrez)

 

A intimidade literária entre dois dos maiores nomes da literatura brasileira ganha vida nos palcos da capital mineira com o espetáculo “Cartas a um Jovem Escritor”, apresentado no dia 19 de maio, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Inspirada na correspondência trocada entre o jovem Fernando Sabino e o já consagrado Mário de Andrade, a peça mergulha em reflexões sobre literatura, amadurecimento, afetos e inquietações da vida. Escritas entre 1942 e 1945, as cartas revelam o nascimento de uma amizade decisiva e a influência intelectual de Andrade na formação do escritor mineiro.

A narrativa é conduzida por um carteiro, personagem que atua como elo entre passado e presente, apresentando os diálogos e atravessando temas pessoais, políticos e artísticos presentes na troca de correspondências.

Com direção e dramaturgia de Paulo Williams, a montagem, já apresentada em São Paulo, chega a Belo Horizonte com elenco formado por Caio Horowicz, Fábio Neppo e Rodrigo Mercadante, além de trilha sonora original assinada por Wagner Tiso. 

Os ingressos já estão disponíveis a preços acessíveis no Sympla e na bilheteria do teatro.

 

Luau do Akatu transforma Arena Independência em cenário praiano ao som de samba e pagode

Integrantes do grupo Akatu posam para foto promocional do projeto Luau do Akatu
Projeto “Luau do Akatu” leva samba e pagode à Arena Independência com ambientação inspirada no clima praiano (Foto: Divulgação)

 

O clima de praia volta a invadir Belo Horizonte no próximo 16 de maio, quando o projeto “Luau do Akatu” retorna à capital para uma edição especial na Arena Independência, a partir das 15h.

Com areia, plantas, iluminação temática e projeções inspiradas no litoral, o evento aposta em uma ambientação imersiva para transportar o público a um verdadeiro paraíso praiano, embalado por sucessos do samba e do pagode.

Criado em 2020, em meio às restrições da pandemia, o projeto surgiu como uma alternativa criativa de entretenimento e rapidamente conquistou espaço entre os fãs ao transformar a ausência do mar em experiência coletiva. Desde então, o Luau evoluiu para um robusto projeto audiovisual e se consolidou como uma das marcas mais aguardadas do gênero na capital mineira. 

Mais do que um show, a proposta reúne cenografia, clima descontraído e repertório pensado para celebrar grandes sucessos da música brasileira. 

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Central dos Eventos.

 

 

Exposição da Faop leva recorte da arte mineira ao BH Shopping

Pintura expressionista de rosto feminino apoiado sobre a mão, em tons terrosos e traços marcantes, exposta na mostra “Travessias: pelos caminhos da Faop”, no BH Shopping.
Exposição “Travessias” reúne obras que destacam diferentes fases da arte mineira e brasileira no BH Shopping (Foto: BH Shopping / Divulgação)

 

Até o dia 25 de maio, o BH Shopping recebe a exposição “Travessias: pelos caminhos da Faop”, uma mostra que apresenta um recorte do acervo da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e propõe ao público um percurso pela história da arte brasileira, com atenção especial à produção mineira.

Reunindo 13 obras de 12 artistas, da década de 1940 à contemporaneidade, a exposição atravessa diferentes linguagens, entre desenho, pintura e gravura.

A narrativa da mostra nasce dos encontros, doações e trajetórias que ajudaram a construir, ao longo de 57 anos, o acervo da instituição, evidenciando a contribuição de artistas, colecionadores e apoiadores para a preservação da memória artística mineira.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada diariamente, das 10h às 22h, na Galeria Olhar BH Shopping.

 

Mostra Tiradentes em Cena reafirma resistência das artes cênicas em edição especial

Palhaço se apresenta ao ar livre diante de crianças e famílias durante espetáculo circense na Mostra Tiradentes em Cena, em praça pública da cidade histórica de Tiradentes
Espetáculos de rua e intervenções artísticas ocupam os espaços públicos de Tiradentes durante a Mostra Tiradentes em Cena (Foto: Acervo Tiradentes em Cena / Divulgação)

 

Entre os dias 13 e 17 de maio, a cidade histórica de Tiradentes recebe a 13ª edição da Mostra Tiradentes em Cena, em um formato especial e reduzido que reforça a permanência do festival no circuito cultural brasileiro. Em 2026, a curadoria mantém o foco na ocupação dos espaços urbanos e nas chamadas “artes da presença”.

Entre os destaques da programação está “O Circo a Céu Aberto”, do palhaço Piter Crash, apresentado no Largo das Forras, aproximando arte e cidade em uma experiência de ocupação pública.

A agenda também inclui “Peças Sonoras”, da coreógrafa Thembi Rosa com o duo O Grivo, o solo “Perigosas Damas”, protagonizado por Geovana Pires, além do irreverente “Melodrama da Meia-Noite”, que contará com participação de Rita Von Hunty, misturando humor, improvisação e performance.

Para o público infantil, a mostra apresenta “Brun Blaà”, do grupo Catarsis, referência no teatro para bebês. 

Grande parte da programação será gratuita, enquanto os espetáculos pagos terão ingressos populares via Sympla. 

 

Palácio das Artes homenageia artista visual mineiro Marcos Garcia

Pintura colorida de Marcos Garcia retrata três personagens jogando sinuca em cenário geométrico inspirado no cotidiano popular brasileiro, com casas e figuras ao fundo
Obras de Marcos Garcia destacam cores vibrantes, formas geométricas e elementos da cultura popular na exposição em cartaz no Palácio das Artes (Foto: Divulgação)

 

A PQNA Galeria Pedro Moraleida, no Palácio das Artes, recebe entre os dias 17 de maio e 14 de junho a exposição “Marcos Garcia – Uma Homenagem ao Acrobata das Cores”, dedicada à trajetória de um dos artistas visuais mais singulares de Minas Gerais.

Com curadoria de Adriano Gomide, a mostra reúne 30 obras, entre desenhos e pinturas históricas, revelando a linguagem figurativa e geométrica construída por Marcos Garcia ao longo de sua carreira.

Conhecido pelo uso de lápis aquarelável e caneta esferográfica, o artista cria composições vibrantes marcadas por cenas circenses, rituais cotidianos, religiosidade e afetos. Em suas obras, o movimento do corpo e a brasilidade popular ganham protagonismo, transformando experiências cotidianas em imagens carregadas de poesia e memória.

A abertura será realizada no dia 16 de maio, às 11h, com entrada gratuita. 

 

Barbixas retorna a BH com sessões do espetáculo “Improvável”

Grupo Os Barbixas se apresenta no espetáculo de improvisação “Improvável” durante sessão de humor em palco teatral
O grupo Os Barbixas volta a Belo Horizonte com novas sessões do espetáculo “Improvável”, levando improvisação teatral e humor ao palco do Cine Theatro Brasil (Foto: Divulgação)

 

Fechando a agenda da semana em tom de humor, o grupo Os Barbixas desembarca em Belo Horizonte nos dias 16 e 17 de maio, às 20h30, no Cine Theatro Brasil, com novas apresentações do espetáculo “Improvável”.

Criado pelos humoristas Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna, o projeto tornou-se referência nacional em improvisação teatral ao construir cenas inteiramente no palco, a partir da interação com o público.

Sem roteiro fixo, cada sessão ganha dinâmica própria, garantindo apresentações inéditas, marcadas pela espontaneidade e pelo humor imprevisível que consolidou o grupo entre os principais nomes da comédia nacional.

Os últimos ingressos estão disponíveis pela plataforma Eventim.

 

(*)  Com supervisão da editora Cris Miranda