TJMG e Instituto Galo promovem 2ª edição de mutirão de casamento

TJMG e Instituto Galo promovem 2ª edição de mutirão de casamento

“Altar do Galo” acontece na Arena MRV e oficializa a união de 108 casais

Galo Doido casamento comunitário
Muitos casais aproveitaram a oportunidade para tirar foto com o mascote do Atlético-MG, o “Galo Doido” (Foto: Gláucia Rodrigues / TJMG)

 

O ano era 2013, e o local, um dos mais emblemáticos estádios de futebol do mundo: o Mineirão, em Belo Horizonte. Em campo, Atlético-MG e Olimpia se enfrentavam na final da Copa Libertadores, vencida pelos mineiros, com o auxílio da torcida alvinegra. Entre os milhares de torcedores, estavam o pintor Maxsuel e a professora Fernanda Rodrigues. Naquele dia, por obra do acaso ou do destino, em meio à multidão, eles se conheceram e iniciaram um grande amor.

Após 13 anos de união estável, o amor entre os dois foi selado, no dia 29 de maio, em outro estádio de futebol: a Arena MRV, casa do clube do coração do casal, o Atlético Mineiro, ou simplesmente Galo. Eles se casaram ao lado de outros 107 casais durante a 2ª edição do mutirão de conversão de união estável em casamento civil, também conhecido como “Altar do Galo”.

O evento é promovido pela 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Belo Horizonte (Cejusc-BH), em parceria com o Instituto Galo, braço filantrópico do Atlético-MG, e com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil).

Na 1ª edição, realizada em novembro do ano passado durante o encerramento da XX Semana Nacional da Conciliação, o mesmo palco esportivo testemunhou o casamento de 101 casais.

 

“A gente se conheceu no Mineirão, durante a final da Libertadores de 2013. Foi um dia duplamente feliz, pois conseguimos levantar a taça, eu conheci a mulher da minha vida, também atleticana, e que, ao longo desses anos, me deu dois filhos e muitas alegrias”, comemorou Maxsuel, visivelmente emocionado quando recebeu a certidão de casamento.

“Nos conhecemos de forma inesperada, em meio a uma grande festa. O ano era 2013, ‘13’ de Galo. Se passaram 13 anos, ‘13’ do Galo novamente, e estamos nos casando oficialmente no estádio do nosso time do coração. Para nós, é a realização de um grande sonho”, disse a professora Fernanda Rodrigues.

 

cerimônia Arena MRV Galo Doido
Além de bufê, os casais celebraram ao som da banda Charanga do Galo (Foto: Euler Júnior / TJMG)

Cerimônia ecumênica

A cerimônia ecumênica foi conduzida pelo padre Edecildo José Antônio Prado da Silva, da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, e pelo pastor Marcelo Santos, da Igreja Batista Getsêmani.

Após a solenidade, os 108 casais trocaram alianças, fizeram juramento de amor eterno e receberam as certidões de conversão de união estável em casamento das mãos do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; do 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; e do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho.

Para o presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, foi uma honra para a Corte mineira participar da promoção do casamento coletivo.

“É importante proporcionar a essas pessoas a regularização de suas situações, transformando uma união estável em casamento, o que facilita, na prática, muitos atos da vida civil e resguarda a questão da construção patrimonial. Estamos interferindo, de forma positiva, na vida de inúmeras pessoas. Juntamente com o Instituto Galo, na linda Arena do Galo, um palco emblemático, estamos realizando mais um casamento coletivo, uma iniciativa da 3ª Vice-Presidência que veio para ficar.”

O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, também ressaltou que o casamento coletivo é um evento que veio para ficar no calendário da 3ª Vice-Presidência da Corte mineira e do Instituto Galo, uma parceria “de grande sucesso”.

“Muito gratificante participar dessa solenidade, revestida de emoção. São mais de 100 casais, muitos vivendo em união estável há vários anos e que não se casaram por vários motivos, incluindo despesas com a cerimônia. A iniciativa proporciona que se casem de forma gratuita, realizando um sonho antigo e agora com maior segurança jurídica.”