- junho 2, 2025
- 5 minutos
Rede de saúde mineira anuncia expansão para São Paulo

No mês em que comemora 45 anos de fundação, Mater Dei faz investimentos pesados em tecnologia e se prepara para ter novo hospital na Zona Norte da capital paulista

No mês em que completa 45 anos de história, a Rede Mater Dei de Saúde anuncia a chegada em São Paulo, com a inauguração de um hospital na Zona Norte da capital paulista prevista para 2028. A nova unidade faz parte do processo de expansão do grupo mineiro, que já ultrapassou as fronteiras do Estado com hospitais na Bahia e em Goiás.
A unidade Mater Dei Santana é fruto de uma parceria com a Bradesco Seguros e preencherá uma lacuna importante de acesso a serviços de saúde completos na região.
“Analisando o cenário da cidade, vimos um grande aglomerado de hospitais alocados nas regiões centrais e centro-sul da capital. Mas, quando olhamos para a Zona Norte, identificamos um bolsão populacional equivalente à densidade demográfica de Belo Horizonte. São pessoas que precisam cruzar as marginais para serem atendidas, então, decidimos inaugurar nossa primeira unidade em São Paulo com o intuito de suprir essa demanda. O Mater Dei Santana será um dos mais completos da rede, contando com todas as especialidades e podendo atender integralmente às necessidades dos pacientes da região e arredores”, aponta o CEO da Rede Mater Dei de Saúde, José Henrique Salvador.
O movimento de expansão da rede intensificou-se a partir de 2021, quando a empresa abriu seu capital, e levantou R$1,4 bilhão para investimentos. Com isso, em 2022, a construção da unidade em Salvador (BA) marcou o começo da trajetória de crescimento nacional. No mesmo ano, houve a aquisição do Hospital Santa Clara, Hospital Santa Genoveva e CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem, todos localizados em Uberlândia (MG); além do Hospital Mater Dei Premium Goiânia (GO) e Hospital EMEC (Feira de Santana – BA). Já no ano passado, foi inaugurada a unidade em Nova Lima, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).
“São 45 anos que refletem tudo o que temos feito para fortalecer a perenidade do negócio e manter seu legado. É um trabalho de governança, de mudanças corajosas e estratégicas, que já vêm dando frutos, impactando positivamente o setor. Para os próximos 45 anos de Mater Dei, vislumbro um futuro promissor, seguindo a trajetória de sucesso que estamos construindo com muito empenho desde a fundação do primeiro hospital da rede”, acredita.
Rede investe em Inteligência Artificial
Para Salvador, o momento representa ainda a consolidação de uma jornada transformadora impulsionada por investimentos robustos em tecnologia e Inteligência Artificial.
“Temos conseguido incorporar tecnologia e inteligência artificial de forma veloz e acima da média do setor da saúde, aprimorando o processo, o diagnóstico, e a jornada do paciente como um todo. Essa é uma decisão estratégica, que nos diferencia no mercado e proporciona benefícios para nossos pacientes e nosso corpo clínico. Estarmos em constante evolução na parte tecnológica e na capacitação dos nossos colaboradores é uma forma de mantermos nosso legado como referência em saúde”, destaca.
Segundo ele, o grupo tem acompanhado, nos últimos anos, as transformações da era digital, com a a aquisição de novas e modernas tecnologias médicas e de gestão, a adoção de novos procedimentos, formação e fomento da inovação entre as equipes e busca constante de evolução na experiência do cliente, além de apostar em novos negócios e serviços para atender às necessidades dos pacientes.
Entre as iniciativas, Salvador destaca o investimento em robôs de última geração, que têm revolucionado a jornada cirúrgica, e aparelhos que proporcionam diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes.
A instituição reconhece que a IA tem desempenhado um papel cada vez mais importante no setor da saúde, e, por isso, investiu, junto à startup A3Data, em soluções como o “Maria”, aplicativo de coordenação do cuidado digital com equipe multiprofissional; o Prontuário Inteligente, que tem por objetivo avançar na transformação digital em relação ao prontuário eletrônico; além de projetos de integração em nuvem e compartilhamento de dados.