Minas lidera ranking da “Lista Suja” 

Minas lidera ranking da “Lista Suja” 

COLUNA MG: Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG

Minas lidera ranking da “Lista Suja”
Minas Gerais é responsável por um em cada cinco casos de trabalho análogo à escravidão no Brasil (Foto: Sérgio Carvalho/MTE)

 

O estado de Minas Gerais é responsável por um em cada cinco casos de trabalho análogo à escravidão no Brasil, segundo a mais recente atualização da “Lista Suja” do trabalho escravo, divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De um total de 691 empregadores incluídos no cadastro, 151 estão localizados em Minas Gerais, representando 21,8% do total nacional. Em seguida aparecem a Bahia, com 77 casos (11,1%), e São Paulo, com 73 registros (10,6%). (Em Tempo – Nanuque).

https://jornalemtempo.com/minas-gerais-lidera-ranking-nacional-de-trabalho-analogo-a-escravidao-mostra-nova-lista-suja

BH e a muralha de monitoramento

O prefeito Álvaro Damião lançou na segunda-feira, 6, o Muralha BH, sistema integrado de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, em parceria com a Prodabel. O objetivo é combater a criminalidade, ampliar a sensação de segurança e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população. A iniciativa prevê a instalação de mais de 12 mil câmeras em áreas mapeadas por toda a cidade, numa Rede de Vigilância Inteligente. (Cidade Conecta – Nova Lima).

https://www.cidadeconecta.com/noticias/prefeitura-lanca-muralha-bh-para-combater-a-criminalidade/

Cia Palhosso chega em Mariana

A Cia Palhosso, de Poços de Caldas, está de malas prontas para as cidades mineiras de Mariana e Brumadinho. O grupo, formado por quatro palhaços, vai apresentar o espetáculo “1,2,3 Palhacei!” com duas sessões gratuitas em cada município. Esta ação celebra a Semana da Criança e acontece por meio de um edital do Governo de Minas Gerais no contexto da Política Nacional Aldir Blanc. Ainda há o apoio da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo de Mariana e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho. (Poços Já).

https://pocosja.com.br/noticia/divirtase/2025/10/06/cia-palhosso-chega-em-mariana-e-brumadinho-para-comemorar-a-semana-da-crianca/

Pouso Alegre sedia Fórum

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Fórum da Alta Gestão 5.0, vai reunir em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, grandes palestrantes e líderes que acreditam no poder da transformação para construir o futuro dos negócios. A Acipa, o Sebrae Minas e o Sicoob Credivass unem forças para apoiar o desenvolvimento dos negócios locais, oferecendo orientação, capacitação e soluções financeiras para fortalecer empreendedores e empresas da região. No dia 20 são aguardados grandes nomes e discussões sobre inovação, transformação e gestão. No dia 21, acontece a Rodada de Negócios do Sebrae, criando oportunidades únicas de conexão e novos mercados. (Estrada Nacional).

https://www.estradanacional.info/post/f%C3%B3rum-da-alta-gest%C3%A3o-5-0-pouso-alegre-vai-receber-encontro-empresarial

Itabirito celebra culinária afro-mineira

O Festival Gastronômico de Itabirito 2025 começou nesta segunda-feira (6), celebrando a culinária afro-mineira. Neste ano, o evento, promovido pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, destaca a fusão entre os sabores das raízes mineiras e a ancestralidade da cultura africana. Com tradição e criatividade, o Festival reúne 22 estabelecimentos locais, que apresentam pratos autorais inspirados na temática afro-mineira. O período de degustação segue até 22 de novembro, com uma programação que inclui, além da tradicional disputa entre bares e restaurantes, oficinas gastronômicas em escolas municipais. (O Liberal).

https://oliberalinconfidentes.com.br/destaque/festival-gastronomico-de-itabirito-celebra-a-culinaria-afro-mineira/

Parceria cria Centro Tecnológico

A St George Mining Limited e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Campus Araxá, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para a criação do Centro Tecnológico St George/Cefet-MG. O projeto terá como núcleo uma planta-piloto dedicada ao processamento mineral e refino hidrometalúrgico. Pelo acordo, a St George financiará integralmente a construção, aquisição de equipamentos e adequações de engenharia do centro. Nos primeiros três anos, a empresa implementará as condições laboratoriais e de planta-piloto necessárias para testes em escala ampliada. (Clarin Net).

https://clarim.net.br/st-george-e-cefet-araxa-fecham-parceria-para-centro-tecnologico-de-processamento-mineral/

Senar abre inscrições para cursos técnicos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abriu as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos de nível médio referentes ao primeiro semestre de 2026. São 5.338 vagas distribuídas em polos e unidades de ensino do Senar em diversos estados do Brasil.

As inscrições podem ser realizadas até 24 de novembro, exclusivamente pelo site www.senar.org.br/etec

Os cursos são oferecidos nas modalidades a distância (EAD) e presencial, com opções nas áreas de Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Florestas, Fruticultura, Segurança do Trabalho, Zootecnia e Cafeicultura. As aulas têm início previsto para 23 de fevereiro de 2026.

Cursos disponíveis em Minas Gerais

Curso Técnico em Agronegócio (EAD)

  • Polo Conselheiro Lafaiete (SPR Conselheiro Lafaiete) – 25 vagas

  • Polo Varginha (Centro de Excelência em Cafeicultura / CEC) – 60 vagas (2 turmas de 30 alunos)

Curso Técnico em Agropecuária (EAD)

  • Polo Barbacena (SPR Barbacena) – 25 vagas

  • Polo Guarani (SPR Guarani) – 25 vagas

  • Polo Oliveira (SPR Oliveira) – 25 vagas

  • Polo Curvelo (SPR Curvelo) – 25 vagas

Curso Técnico em Cafeicultura (Presencial)

  • Polo Varginha (Centro de Excelência em Cafeicultura / CEC) – 120 vagas
    (2 turmas de 30 alunos no período matutino e 2 turmas de 30 alunos no período noturno)

Seleção e Matrícula

Produtores rurais, familiares e colaboradores de produtores têm prioridade na seleção, mediante apresentação de documentos que comprovem a atividade rural. As vagas não preenchidas por esse público serão disponibilizadas ao público em geral.

O processo seletivo é gratuito e ocorre em duas etapas:

  1. Análise da documentação;

  2. Classificação dos inscritos, com base no histórico e certificado de conclusão do ensino médio.

A lista preliminar de classificados será divulgada em 11 de dezembro, e o resultado final no dia 17 de dezembro. As matrículas presenciais deverão ser realizadas entre 19 e 26 de janeiro de 2026, nos polos de ensino escolhidos no ato da inscrição.

Os cursos técnicos do Senar seguem o eixo tecnológico de Recursos Naturais, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC). As formações combinam atividades teóricas, práticas e de campo, sendo totalmente gratuitas e voltadas para a formação profissional rural, com foco em empregabilidade e sustentabilidade no campo.

Para consultar o edital completo e a lista de polos participantes, acesse: www.senar.org.br/etec