Riscos da inadimplência mobilizam debate entre executivos de finanças

Riscos da inadimplência mobilizam debate entre executivos de finanças

Lideranças empresariais participam de encontro do Ibef-MG para discutir estratégias de mitigação de riscos, eficiência na cobrança e preservação do fluxo de caixa  

Executivos participam de painel sobre riscos da inadimplência durante encontro promovido pelo IBEF-MG em Belo Horizonte
Especialistas discutiram estratégias de mitigação de riscos e preservação da saúde financeira das empresas durante encontro realizado pelo Ibef-MG (Foto: Ibef-MG / Divulgação)

 

Da Redação

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (Ibef-MG) promoveu mais uma edição do tradicional Encontro de Finanças, na sede da entidade, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. O evento reuniu executivos, empresários e gestores para discutir os impactos e riscos da inadimplência sobre a saúde financeira das empresas. 

Com o tema “O Risco da Inadimplência no seu Negócio”, o encontro abordou os desafios enfrentados pelas organizações diante do aumento da pressão sobre o fluxo de caixa. O evento abordou ainda temas voltados à mitigação de riscos, à eficiência dos processos de cobrança e à sustentabilidade financeira dos negócios. 

Para ampliar o debate, o evento contou com a participação do CEO da Global e diretor vogal do Ibef-SP, Silvano Boing; do CFO da Orguel, Maurício Sousa; do presidente da Tropeira Alimentos e conselheiro de administração, Ricardo Salera; e da CEO do DVG Grupo, Kelly Maria Teixeira.

 

Vídeo – veja mais sobre a Ibef-MG:

 

Durante o painel, os especialistas destacaram que a inadimplência vai além dos impactos sobre o capital de giro. A ação pode comprometer a capacidade de investimento, expansão e inovação das empresas. 

O encontro também contou a apresentação de práticas voltadas à prevenção dos riscos financeiros. O processo incluí análise de crédito preditiva, critérios mais rigorosos para concessão de crédito, reestruturação de recebíveis e automação dos processos de cobrança.

Além da discussão técnica, o evento proporcionou a troca de experiências entre lideranças empresariais de diferentes setores da economia. 

A iniciativa reforça o papel do Ibef-MG na promoção de debates sobre temas estratégicos para a gestão financeira. A instituição oferece aos profissionais do setor acesso a conhecimento especializado, boas práticas de governança corporativa e oportunidades de networking qualificado.