- Educação
- agosto 29, 2025
- 9 minutos
Colégio Santo Agostinho oferece oportunidades internacionais para os estudantes
Aprendizado de novas línguas e intercâmbio cultural são ferramentas essenciais para a formação de cidadãos globais

Com programas como o High School, parcerias internacionais e a oferta de um segundo idioma desde a Educação Infantil, o Colégio Santo Agostinho oferece suporte integral para que seus estudantes ampliem horizontes e conquistem o mundo.
Um exemplo é o ex-aluno Arthur de Pinho, que aos 14 anos embarcou para um intercâmbio de um mês na Espanha, por meio do Colégio. Depois dessa vivência, Arthur se dedicou ao High School, programa que garante dupla certificação – brasileira e canadense – aos alunos do Ensino Médio.
“Foi aí que consolidei minha fluência em inglês e desenvolvi habilidades como liderança, comunicação e gestão do tempo. Essas experiências me proporcionaram autonomia, inteligência emocional e uma visão multicultural que sigo cultivando até hoje”, compartilha Arthur.
Atualmente, aos 20 anos, Arthur é estudante de Negócios Globais com foco em Relações Internacionais na Skema Business School, na França.
Já Eduarda Diniz, ex-aluna do Canadian High School, da Unidade Nova Lima, conta que está a poucos meses para se formar na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde estuda bioquímica e está aplicando para a faculdade de medicina nos Estados Unidos.
“Durante minha trajetória no Colégio Santo Agostinho, tive a oportunidade de participar do programa de High School e de estudar empreendedorismo no Boston College. Essas experiências foram fundamentais para desenvolver habilidades como liderança, comunicação, criatividade, trabalho em equipe e organização do tempo. Levo comigo tudo o que aprendi no colégio”, acrescenta.
“Ao oferecer experiências internacionais desde cedo, fortalecemos não apenas o domínio de outros idiomas, mas também competências essenciais, como autonomia, pensamento crítico e habilidade de atuar em contextos multiculturais”, afirma a supervisora de Internacionalização do Colégio Santo Agostinho, Clarissa Azeredo.
A Escola oferece o programa desde 2015, na unidade de Nova Lima, e em 2016, passou a oferecer na unidade Belo Horizonte.
“A experiência de aprender com professores nativos contribui para uma maior autoestima e competência social. Além disso, o programa oferece coaching individualizado, que auxilia os alunos na gestão do tempo, desenvolvimento de estratégias de estudo e disciplina”, destaca.
Parcerias consolidadas com a Universidade de Cambridge e o British Council fortalecem a formação, e a escola também oferece aos estudantes todo o preparo para participar nos exames internacionais como Cambridge English, IELTS (International English Language Testing System) e o DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira).
Estratégias inovadoras e formação integral refletem bons resultados no Colégio Santo Agostinho

A supervisora do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho – Nova Lima, Júlia Farnese, explica que o diferencial da escola está em sua visão ampla e integrada do aprendizado.
“A preparação para o Enem não começa apenas na 3ª série do Ensino Médio. Ela é fruto de um trabalho que se inicia na Educação Infantil e se estende por toda a trajetória escolar. Cada etapa contribui para ampliar o repertório, desenvolver o conhecimento de mundo e formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro”, afirma Júlia Farnese.
“Os simulados internos são elaborados por nossa equipe pedagógica, enquanto os externos, produzidos pela editora SAS, utilizam correção TRI (Teoria de Resposta ao Item) e oferecem análises comparativas em nível nacional. Isso permite que nossos estudantes identifiquem seus pontos fortes, reconheçam desafios e avancem de forma consistente”, destaca Júlia.
Além do desempenho acadêmico, a instituição prioriza o equilíbrio emocional dos alunos.
“Entendemos que a formação integral é essencial. Não basta apenas treinar para o Enem; é preciso cuidar de todas as esferas da vida. Por isso, promovemos iniciativas como o Relax Day, que oferece momentos de lazer e descontração, e trabalhamos com projetos como a Pastoralidade”, complementa Júlia.
Com a adoção do Vestibular Seriado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Colégio Santo Agostinho também se destacou ao implementar um plano específico para preparar seus alunos para essa nova modalidade de ingresso no ensino superior.
O Vestibular Seriado da UFMG avalia o desempenho do estudante ao longo dos três anos do Ensino Médio, com provas anuais que têm pesos progressivos: 20% na Etapa 1 (1ª série), 25% na Etapa 2 (2ª série) e 55% na Etapa 3 (3ª série). Essa abordagem permite que o estudante construa sua nota final de forma gradual, reduzindo a pressão de um único exame e valorizando o aprendizado contínuo.
“Incluímos aulas extras no contraturno, simulados frequentes e materiais personalizados, produzidos pela editora SAS, que são adequados ao perfil do Seriado. Além disso, focamos na resolução de exercícios, provas interdisciplinares e no domínio da escrita e do raciocínio crítico, essenciais para as questões discursivas”, detalha Júlia Farnese.
Ecologia Integral
A sustentabilidade é mais do que um conceito no Colégio Santo Agostinho: é um valor que orienta a prática educativa e a formação de uma comunidade escolar consciente e comprometida com o bem comum. Por meio da Ecologia Integral, que abrange as dimensões humana, social e ambiental, a instituição reafirma sua missão de formar cidadãos preparados para os desafios contemporâneos.
“A Ecologia Integral não é apenas um conceito, mas um valor que guia nossa Instituição. Ela nos orienta no compromisso de formar uma comunidade escolar consciente e conectada com os desafios do mundo atual. Essa visão está profundamente alinhada à espiritualidade de Santo Agostinho, que inspira nossa prática educativa e reflexão interior”, destaca o frei agostiniano Paulo Cintra.
A Ecologia Integral já é uma prática em todas as unidades do Colégio Santo Agostinho e Unidades Socioeducativas da Rede Lius Agostinianos, consolidando-se em projetos interdisciplinares, mutirões ecológicos, guias de boas práticas e na atuação do GTEIAS – Grupo de Trabalho, Envolvimento e Iniciativa Ambiental e Social. Estudantes e colaboradores tornaram-se protagonistas de iniciativas que conectam teoria e prática, fé e ação, sala de aula e realidade.

A criação da área de ASG (Ambiental, Social e Governança), em 2021, reforçou a importância estratégica da sustentabilidade na gestão escolar. O Relatório de Sustentabilidade 2024, lançado neste mês de agosto, apresenta avanços significativos. Entre os destaques, está a redução de 28% no consumo de energia elétrica em comparação a 2023, alcançada por meio do uso de fontes 100% limpas e renováveis certificadas pela Cemig REC.
O cuidado com a biodiversidade também é prioridade, com destaque para o trabalho realizado pelo ilAli (Centro Agostiniano de Ecologia Integral), que promove experiências educacionais ao ar livre em uma área de 260 mil m² de preservação ambiental e 7,33 hectares de Reserva Legal. Em 2024, cerca de 180 mudas de árvores foram doadas para a comunidade, enquanto 387 mudas seguem em desenvolvimento no berçário da unidade.