Universitários acompanham bastidores da CBF rumo à Copa do Mundo

Universitários acompanham bastidores da CBF rumo à Copa do Mundo

Estudantes selecionados em iniciativa da Estácio e do Instituto Yduqs participam de imersão com a Seleção Brasileira e vivenciam a rotina da comunicação esportiva

Universitários acompanham bastidores da CBF rumo à Copa do Mundo
Universitários selecionados para projeto educacional acompanharam de perto a rotina da Seleção Brasileira e participaram de atividades ligadas à comunicação esportiva (Foto: Estácio / Divulgação)

 

Em clima de expectativa para a Copa do Mundo da FIFA 2026, a Universidade Estácio e o Instituto Yduqs anunciaram uma iniciativa que une educação, esporte e mercado de trabalho. Três estudantes da instituição foram selecionados para atuar junto à equipe de comunicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Os estudantes Matheus Buzinari, do 5º período de Jornalismo; Pedro da Cunha Freire Mesquita Guedes, do 5º período de Cinema; e Erick Kaiky, do 8º período de Publicidade e Propaganda, participaram de uma imersão no centro de treinamento oficial da Seleção Brasileira.

Durante a experiência, eles produziram conteúdos para as redes sociais da CBF. Os alunos também acompanharam de perto os bastidores da comunicação esportiva e as operações realizadas pela entidade.

Além da vivência internacional, os estudantes participarão de atividades profissionais no Brasil. Entre elas estão produções de conteúdo, coberturas jornalísticas e ações ligadas ao universo esportivo.

Para o universitário Matheus Buzinari, a oportunidade representa um momento marcante na trajetória profissional.

 

“Algumas experiências entram para o currículo. Outras, entram para a nossa biografia. Participar da cobertura do evento que define os 26 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira no maior evento de futebol do mundo representa, sem dúvida, uma dessas experiências marcantes. ”, afirma. 

 

A iniciativa busca aproximar os estudantes de experiências reais de mercado e conectá-los a grandes players da indústria da comunicação e do entretenimento.

Segundo a presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs, a executiva Cláudia Romano, a ação reforça o compromisso da instituição com uma formação alinhada às demandas profissionais.

 

“Proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar os bastidores do maior evento esportivo do mundo, ao lado de grandes referências da comunicação esportiva, reforça o compromisso da Estácio e do Instituto Yduqs com uma formação transformadora, inovadora e alinhada às demandas do mercado”, destaca. 

 

 

A seleção reuniu centenas de candidatos. Para Erick Kaiky, a confirmação representou a realização de um objetivo importante.

 

“Foi muito gratificante saber que viveria essa experiência junto com a Estácio em um dos maiores eventos de futebol do mundo, que mexe de uma forma tão profunda no imaginário dos brasileiros. Representa muito, porque, para uma pessoa vinda do Nordeste, é uma oportunidade pouco possível e, profissionalmente falando, é algo que engrandece o currículo de qualquer pessoa. A Estácio contribuiu para a realização de um sonho que, sem ela, talvez essa experiência nunca seria possível “, ressalta.

 

Além das ações realizadas no Brasil, os universitários acompanharão a comitiva da CBF fora do país ao longo do mês. Pedro da Cunha Freire Mesquita Guedes destaca o impacto da experiência em sua formação profissional.

 

“Nunca imaginei poder viver uma experiência como essa, estar entre os meus jogadores favoritos e acompanhar, de tão perto, momentos da Seleção Brasileira. Essa oportunidade representa muito para mim, tanto pela chance de ampliar meu portfólio quanto por estar próximo de pessoas que compartilham a mesma paixão por trabalho e esporte. A Estácio foi quem me proporcionou experiências profissionais que eu nunca imaginei viver”, afirma. 

 

A iniciativa reforça a estratégia da Estácio e do Instituto Yduqs de investir em empregabilidade, experiências imersivas e desenvolvimento profissional, conectando os estudantes a oportunidades que extrapolam a sala de aula e aproximam educação, inovação e mercado de trabalho.