Em casa ou no bar? Veja onde os belo-horizontinos preferem torcer pela Seleção

Em casa ou no bar? Veja onde os belo-horizontinos preferem torcer pela Seleção

Levantamento do Ipead mostra que 58% dos torcedores da capital pretendem acompanhar os jogos do Brasil na Copa do Mundo no conforto da poltrona

Controle remoto apontado para televisão exibindo partida de futebol, representando a preferência dos belo-horizontinos por acompanhar os jogos da Copa do Mundo em casa
Pesquisa do Ipead mostra que a maior parte dos torcedores de Belo Horizonte pretende assistir aos jogos da Copa do Mundo 2026 em casa, principalmente pela TV aberta (Foto: Soumith Soman / Pexels)

 

Com o início da Copa do Mundo da Fifa 2026, em 11 de junho, bares, restaurantes e espaços de transmissão em Belo Horizonte se preparam para receber torcedores durante os jogos da Seleção Brasileira. Apesar da movimentação esperada nesses locais, a maior parte dos belo-horizontinos pretende acompanhar as partidas de casa.

Levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) analisou os reflexos econômicos do torneio e o comportamento dos consumidores da capital, incluindo hábitos de consumo, engajamento e expectativas em relação à competição.

Segundo a pesquisa, 68% dos moradores de Belo Horizonte pretendem acompanhar a Copa do Mundo. O interesse é maior entre os homens, com índice de 75%, enquanto entre as mulheres o percentual chega a 60%.

Entre os torcedores que planejam acompanhar o campeonato, 58% pretendem assistir aos jogos em casa. A televisão aberta aparece como principal meio de transmissão, escolhida por 61% dos entrevistados.

O levantamento também aponta potencial de movimentação no comércio. Entre os produtos relacionados ao torneio, as camisas da seleção brasileira lideram a intenção de compra, citadas por 48% dos participantes da pesquisa.

 

 

Impacto econômico e expectativa dos torcedores

A percepção sobre os efeitos da Copa na economia local é predominantemente positiva. Para 55% dos entrevistados, a atividade econômica da capital tende a melhorar durante o período do torneio.

Em relação ao clima entre os torcedores, o estudo revela um cenário de cautela. Quase metade dos entrevistados, 47%, afirma estar tão animada quanto na última edição da Copa do Mundo.32% dizem estar menos empolgados com a competição.

A expectativa para o desempenho da Seleção Brasileira também reflete esse sentimento. Segundo a pesquisa, 29% acreditam que o Brasil chegará às quartas de final, enquanto 11,31% apostam na conquista do título mundial.