De Pão & Queijo: tradição mineira encontra arte, música e tecnologia no Parque do Palácio

De Pão & Queijo: tradição mineira encontra arte, música e tecnologia no Parque do Palácio

Primeira edição do projeto une história gastronômica, programação cultural imersiva e festival de arte digital “Convergência” nos dias 15 e 16 de agosto, em Belo Horizonte

Feira De Pão & Queijo
Feira de Sabores trará produtos que representam a excelência da produção mineira, como o queijo (Foto: Sylvia Moyen)

 

Cultura alimentar, memória afetiva e inovação tecnológica se encontram em um mesmo espaço, em um evento que promete aguçar todos os sentidos. A 1ª edição do “De Pão & Queijo – Arte, Sabores e Modos de Fazer” chega ao Parque do Palácio (Palácio das Mangabeiras), em Belo Horizonte, nos dias 15 e 16 de agosto, com uma programação extensa que mescla gastronomia, música, arte e experiências digitais ao ar livre. O projeto também abriga o festival “Convergência”, a fim de ampliar ainda mais a imersão do público.

Idealizado pelo gestor cultural e diretor da Malab Produções, Aluizer Malab, o evento propõe um olhar contemporâneo para a gastronomia mineira, ao manter o vínculo com suas raízes.

“Este projeto nasceu do desejo de unir a força da nossa tradição alimentar com as linguagens contemporâneas da arte e da inovação. O pão de queijo é apenas o ponto de partida para uma experiência que mistura cultura, afeto e futuro”, afirma Malab.

O palco sonoro será diversificado: o violão refinado de Juarez Moreira, Thiago Delegado e Khadhu Capanema se une à sonoridade moderna de bandas como No Label, Velvet e Jurassic, além da energia dos DJs Motoca e Bruna Castro.

No setor gastronômico, a Feira de Sabores trará pães, queijos, doces, vinhos, cafés, chás, cervejas artesanais, destilados e produtos que representam a excelência da produção mineira. Um destaque é a participação da Assoolive – Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira, que apresentará azeites premiados da região.

No primeiro andar do Palácio, o Salão das Artes, com curadoria de Mary Arantes (Mary Design), vai expor arte popular brasileira, design, moda e objetos utilitários e decorativos garimpados ao longo de anos.

Entre os destaques culinários estão nomes como Flávio Trombino (Xapuri), o especialista em pescados e carnes exóticas Helvécio Maciel, Henrique Gilberto (Forno da Saudade), Caio Soter (Bar Pirex), André Prates (Coal), a Rota do Queijo de Jordane Macedo, a Pão de Queijaria, a cervejaria Krug Bier, Paula Macieira (Hogdidi), Marília Balzani (Café Magrí) e o Botânico. Além das degustações e harmonizações com vinhos, azeites e cafés, o evento oferecerá oficinas gratuitas e ações educativas sensoriais.

A curadoria gastronômica reunirá produtores premiados de todo o estado, promoverá cozinha-show e rodas de conversa com mestres queijeiros, e exibirá uma mostra interativa sobre os diferentes terroirs mineiros.

O Festival Convergência, braço digital do projeto, mergulha o público em experiências de música eletrônica, inteligência artificial e instalações interativas. Entre os destaques está o projeto “1mpar”, do artista digital Henrique Roscoe, criador de vídeo cenários para Earth, Wind & Fire, Skank e Roberto Carlos. Haverá ainda sessões de cinema do Matula Film Festival, com exibições às 10h30 e 16h, seguidas de bate-papos e degustações.

A programação inclui oficinas de realidade aumentada, experiências multissensoriais, ativações acessíveis e inclusivas, além de um trekking promovido pelo Instituto Serra do Curral. A ideia dos organizadores é conectar o evento à paisagem natural.

Saiba mais sobre o De Pão & Queijo

  • Datas: 15 e 16 de agosto de 2025;
  • Horário: Das 9h às 22h;
  • Local: Parque do Palácio (Prof. Djalma Guimarães, 161 – Portaria 2, Mangebeiras, Belo Horizonte);
  • Vendas: link
  • Instagram: @depaoequeijo