• abril 14, 2025
  • 3 minutos

Advogada mineira é nomeada para importante cargo da OAB Nacional

Advogada mineira é nomeada para importante cargo da OAB Nacional

Indicada pelo dirigente da entidade Beto Simonetti, Virgínia Afonso ocupa agora o cargo de presidente da Comissão de Garantia do Direito de Defesa

A advogada Virgínia Afonso vai defender o direito ao devido processo legal pelo cidadão brasileiro, nas várias áreas do Direito
A advogada Virgínia Afonso vai defender o direito ao devido processo legal pelo cidadão brasileiro, nas várias áreas do Direito (Foto: Arquivo Pessoal)

A conselheira federal da OAB, Virgínia Afonso, foi nomeada pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, presidente da Comissão de Garantia do Direito de Defesa, uma das principais pastas do Conselho Federal.

A comissão foi criada (2014) pelo então presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho. Desde então tem como presidente de honra, o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

É atribuição da Comissão de Garantia do Direito de Defesa defender o direito ao devido processo legal pelo cidadão brasileiro, nas várias áreas do Direito. A pasta também atua para garantir as prerrogativas da advocacia no tocante ao direito de defesa, essencial no regime democrático.

Quem é a advogada

Graduada em Direito na Faculdade Milton Campos, a advogada criminalista é mineira de Belo Horizonte. Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos, tem curso de especialista em Direito Público com ênfase em Direito Administrativo.

Ela também é professora de Direito Penal e Processo Penal na graduação da Faculdade de Direito Milton Campos; professora na Pós- Graduação Lato Sensu em Ciências Penais, Direito Público e Direito Eleitoral na Faculdade de Direito Milton Campos; co-coordenadora do Grupo de Estudos Avançados em Execução Penal; e fundadora do escritório Virgínia Afonso Advogados.