Nova entidade de jornalistas propõe resgate do rigor na informação

Nova entidade de jornalistas propõe resgate do rigor na informação

Com lançamento marcado para o próximo dia 30 de março em Belo Horizonte, Ajoia Brasil aposta em independência e responsabilidade editorial

Ajoia Brasil reúne jornalistas de vários estados e do exterior
A Ajoia Brasil reúne profissionais de doze estados brasileiros e também conta com representações internacionais (Foto: Imagem Gerada por IA)

 

Luís Otávio Pires

Em tempos de excesso de informação e escassez de confiança, um grupo de jornalistas decidiu transformar inquietação em ação. A resposta ganha forma com o nascimento da Ajoia Brasil (Associação Brasileira de Jornalistas Independentes e Afiliados), uma entidade que surge com um objetivo claro: reafirmar o compromisso do jornalismo com os fatos, a apuração rigorosa e a responsabilidade editorial.

Com sede em Belo Horizonte, a associação reúne profissionais de doze estados brasileiros e também conta com representações internacionais, ao formar uma rede que já nasce com alcance ampliado e propósito bem definido. O lançamento oficial está marcado para o dia 30 de março de 2026, no Antonielli Restaurante e Pizzeria, em um evento que deve reunir jornalistas, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil.

A entidade se posiciona como um movimento em defesa dos princípios que sustentam a atividade jornalística. Em um cenário marcado por polarização e questionamentos sobre a credibilidade da imprensa, a entidade propõe um retorno à essência: independência, rigor técnico e compromisso com a verdade.

O presidente da associação, o jornalista José Aparecido Ribeiro, define a iniciativa como uma resposta ao momento atual.

 

“Acreditamos em um jornalismo que não se curva a interesses. Nosso compromisso é com os fatos e com uma imprensa livre, responsável e alinhada à democracia”, afirma.

 

A proposta da Ajoia Brasil inclui a defesa da liberdade de imprensa, conforme garantida pela Constituição, aliada à responsabilidade na produção de conteúdo. A entidade reúne profissionais com trajetória consolidada, que compartilham a visão de que pluralidade de opiniões deve caminhar junto com a precisão das informações.

A programação de lançamento também abre espaço para a análise crítica do próprio jornalismo. Entre os destaques está o livro “Jornalismo: a um passo do abismo…”, do mineiro Alexandre Siqueira, que propõe uma reflexão sobre os desafios da imprensa diante da crise de credibilidade. Outra obra em evidência será “Sociedade dos Poetas Vivos”, do paulista Dan Berg, que percorre, em linguagem poética, aspectos da formação cultural brasileira.

Atuação contínua da Ajoia Brasil

A Ajoia Brasil nasce com a proposta de atuação permanente. Ao longo de 2026, estão previstos debates, palestras, entrevistas e conteúdos digitais, além de canais em vídeo e podcasts, com foco em análise qualificada e independência editorial.

A entidade também pretende ampliar o diálogo com a sociedade, ao promover iniciativas que contribuam para um ambiente informacional mais equilibrado, onde o debate seja livre, mas fundamentado.

Para o evento dia 30 de março, a Ajoia contou com a colaboração de vários apoios e doações espontâneas. Conta com o patrocínio do Antonielli Restaurante e Pizzeria, além do apoio do Instituto Besc, Âmago Vinhos e Espumantes e Rede Royal Hotéis. A iniciativa também reúne parcerias com Full Placas Comunicação Visual, Edificação Propriedade Intelectual, Supermercado Super Mais, Ledcorp Inteligência Competitiva e Resulte Gestão e Eventos.