• março 13, 2024
  • 5 minutos

“Ano da Cozinha Mineira” quer fortalecer a culinária do estado

“Ano da Cozinha Mineira” quer fortalecer a culinária do estado

Participação em feiras nacionais e internacionais, 1º Seminário da Cozinha Mineira Contemporânea e programas de capacitação estão entre as ações que serão desenvolvidas este ano

 

Chef de cozinha Mariana Gontijo
A chef de cozinha Mariana Gontijo participou do 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Foto: Léo Bicalho/Secult)

 

 

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) irá colocar os sabores e saberes que saem das cozinhas de todo o estado no centro das atenções ao longo deste ano. Uma série de iniciativas abrangentes que visam promover, capacitar e fortalecer esse patrimônio gastronômico único dão forma ao projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, lançado nesta terça-feira (12), no primeiro dia do 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

 

Leia mais

Líder Aviação: elas marcam presença na liderança

 

 

O evento, que acontece até esta quarta (13) no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, terá um dos eixos do projeto  na promoção da cozinha mineira no Brasil e no exterior. Entre as atividades de 2024 está a participação em 17 feiras nacionais e 15 eventos internacionais, sempre com um chef mineiro convidado, destacando tanto a culinária mineira clássica quanto a contemporânea.

 

Outra novidade é a criação da Semana da Gastronomia Mineira, evento em parceria com a Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Sebrae Minas, Fecomércio MG, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) e faculdades de gastronomia.

 

Com o “Ano da Cozinha Mineira”, a Secult também investe na capacitação dos profissionais da área, com iniciativas como o 1º Seminário da Cozinha Mineira Contemporânea, previsto para acontecer em agosto, em Tiradentes.

 

O “Ano da Cozinha Mineira” inclui ações de capacitação das pequenas empresas de alimentação das Rotas Gastronômicas que serão lançadas ao longo do ano, além de uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para identificação e capacitação para legalização das cachaças de alambique e desenvolvimento de experiências gastronômicas e turismo de experiência em diversas regiões do estado.

 

Cozinha mineira é política de Estado

 

A cozinha mineira, que garante desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, também é política de Estado. A revisão da política do ICMS Turístico, com intuito de pontuar a realização de Festivais e Eventos da Cozinha Mineira para o índice do ICMS Turístico, a categorização das IGR’s (Instâncias de Governança Regionais) e a atualização do Plano Estadual da Cozinha Mineira, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), estendendo as ações até 2026, também farão parte do projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”.

 

Além disso, em 2024, a Secult, por meio do Iepha, irá cadastrar os cerca de 400 festivais de Cozinha Mineira existentes no Estado e os chefs renomados e premiados dos municípios mineiros.

 

Gestores de Cultura e Turismo

 

Realizado no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais foi aberto nesta terça-feira (12) pelo violinista e compositor Marcus Viana, que interpretou a canção “Pátria Minas”, de sua autoria. Após a performance de Viana, o jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo participou de um bate-papo virtual com Leônidas de Oliveira sobre cultura e turismo cultural, e respondeu perguntas da plateia que lotou o Palácio das Artes.

 

“Um encontro como esse é extremamente importante. Minas tem um potencial absurdo na gastronomia, na literatura, no turismo, no cinema, na música. Temos que explorar isso cada vez melhor”, disse Zeca Camargo, que é mineiro de Uberaba.

 

Após o bate-papo com o jornalista e o lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, a chef Mariana Gontijo comandou, no foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o Cozinha Viva, encerrando o primeiro dia de evento. Mariana é reconhecida pela pesquisa e valorização dos ingredientes do cerrado e da cozinha mineira de raiz, os quais são revisitados em seus pratos de forma contemporânea.

 

A programação continua nesta quarta-feira (13), segundo e último dia do encontro, com diversas apresentações sobre Cozinha Mineira, marketing turístico, arquitetura e patrimônio histórico.