• março 8, 2024
  • 4 minutos

Greco é a empresa brasileira com mais prêmios Gold no IF Design Award

Greco é a empresa brasileira com mais prêmios Gold no IF Design Award

Projeto de sinalização para o Memorial Brumadinho é premiado com o maior reconhecimento com o “The IF Gold Award”

WhatsApp Image 2024 03 07 at 15 39 41
Projeto da Greco vencedor do IF Gold Award: Identidade e Sinalização Memorial Brumadinho: memória, testemunho e silêncio (Foto: Rafael Motta)

A Greco Design- do renomado Gustavo Greco-receberá no dia 29 de abril, em Berlim, na Alemanha, a premiação “The IF Gold Award”. A premiação é realizada desde 1953, reúne um júri formado por 133 renomados especialistas em design de 20 países. Na edição 2024, foram 10807 projetos inscritos, vindos de 72 países, dos quais apenas 75 receberão o troféu dourado na cerimônia dos agraciados.

Há 68 anos, o IF Design Award tem sido reconhecido como um dos principais selos de qualidade em design do mundo. Esse é o 11º prêmio IF da Greco e a quarta vez que recebem a distinção máxima, o que a torna a empresa brasileira com mais prêmios Gold na história do IF Design Award.

Greco e o projeto vencedor

Em 2019, em Brumadinho, uma barragem de rejeitos contendo resíduos de minério de ferro colapsou. Isso resultou em um fluxo de lama devastador que destruiu tudo que encontrou e matou 272 pessoas. As famílias das vítimas criaram uma associação chamada AVABRUM, cujo objetivo é buscar os direitos daqueles que sofreram a perda de seus entes queridos.

Leia mais:

Stellantis anuncia investimento bilionário no Brasil

Com o dinheiro das indenizações foi criado um memorial em homenagem às vítimas, resistente ao apagamento do tempo e da história, criado pelo Gustavo Penna Arquiteto e Associados.

Misturados ao arvoredo original, onde o Memorial foi construído, foram plantados 272 ipês amarelos, árvores que florescem quando a seca aperta e nos mostram que, apesar de tudo, a vida continua. Recortada em metal e iluminada, a flor do ipê se repete ao longo de um percurso de 230 metros em direção ao rompimento.

Em aço corten, os equipamentos de sinalização mimetizam as formas, as vistas e os ângulos do projeto arquitetônico e mostram o caminho de maneira quase silenciosa. Uma tipografia exclusiva, inspirada nos tipos cravados em pedra, frequentes em espaços de memória, foi criada pela Blackletra.

Sobre o projeto, Gustavo Greco conclui: “Temos arquitetura, design e tipografia em um projeto que confronta o indivíduo e o coloca de frente para o registro inegável da realidade. É um espaço de reflexão, homenagem e preservação da memória coletiva. Que tragédias assim não se repitam jamais.”

A Greco é uma empresa de design independente com sede em Belo Horizonte. Está há 19 anos no mercado de design e conta, em seu portfólio, com a produção de projetos de identidade, sinalização, embalagens e editorial. Em pouco espaço de tempo, a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos anos, podem ser citadas as seguintes premiações: Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, Prémios Lusófonos, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño.