• novembro 18, 2023
  • 4 minutos

Azul anuncia voo direto de Confins para Araxá

Azul anuncia voo direto de Confins para Araxá

Operação visa atender a visitantes que se hospedam no Grande Hotel, atrativo turístico de alto padrão da cidade mineira

Azul ATR
Os voos da Azul para Araxá serão quatro vezes na semana (Foto: Divulgação CC / Azul)

Entram em operação a partir de 4 de dezembro os voos da Azul para Araxá com a saídas às segundas, quartas, sextas e domingos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Trata-se de uma opção mais confortável para quem pretende visitar a cidade no Alto Paranaíba que faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.

Hoje, o acesso é apenas por rodovia, via BR 262, em uma viagem de 360 quilômetros feita em cerca de cinco horas (automóvel). A Azul irá utilizar aeronaves turboélices ATR com capacidade para até 70 passageiros, cuja duração é de 1h40.

A partir do dia 5 de janeiro de 2024, a mesma companhia vai operar um direto do Aeroporto de Guarulhos (SP) para a cidade mineira, com voos de ida e volta às segundas e às sextas-feiras. A aeronave será um Embraer de 108 lugares.

Com pouco mais de 100 mil habitantes, Araxá reserva como principal atrativo turístico o sofisticado Grande Hotel Termas de Araxá, que fica no complexo do Barreiro, um parque ecológico com muita área verde e um lago enorme. São mais de 450.000 m², com jardins projetados por Roberto Burle Marx.

Anexo ao hotel, está o espaço das termas, que oferecem águas mineralizantes, sulfurosas e lamas medicinais de origem vulcânica. Com arquitetura assinada por Luiz Signorelli, o complexo termal nasceu na década de 1940 inspirado nas casas de banho romanas.

Reconhecido há décadas pelas propriedades medicinais do seu solo – de onde nascem as suas termas -, o Grande Hotel também valoriza os elementos da cultura, história e memória afetiva do local.

Além de mergulhar nas águas termais, os hóspedes podem imergir na cultura do local. É possível conhecer, em detalhes, toda a história do hotel com apresentações de textos e áudios em 72 QR codes espalhados pelos ambientes. O hóspede pode saber ainda os segredos dos aposentos do ex-presidente Getúlio Vargas ou do salão onde cantou Carmen Miranda, por exemplo. Há ainda os tours culturais e históricos pelos diversos ambientes.

Para experimentar a gastronomia marcante, com técnica francesa e um toque de brasilidade, a dica é o restaurante à la carte Chez Beja. Já no Scoth Bar é possível usufruir dos coquetéis autorais e o ambiente intimista.

Uma experiência inédita e exclusiva é o labirinto de velas, um percurso feito em torno da mandala de oito pontas ao som acústico de mantras. Em família, crianças e adultos podem andar de caiaque, fazer um piquenique no lago ou explorar as ruínas do histórico Hotel Rádio. Já para as crianças, tem oficinas de pintura e culinária, trilhas ecológicas e aventuras no acampamento.

O hotel possui 150 quartos que são divididos em oito categorias. As acomodações mesclam o clássico com o contemporâneo em suítes que foram palcos de fatos históricos. São sete tipos de quartos, mas todos contam com enxoval 300 fios 100% algodão egípcio, toalhas 100% algodão e mobiliário histórico, feitos pelos melhores fabricantes de móveis da época. A hospedagem pode incluir pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar.

O Grande Hotel Termas de Araxá recebeu mais de R$ 10 milhões em investimentos no último ano. Reaberto em dezembro de 2022, passou a atender hóspedes que enxergam o luxo como consumo de bem-estar.