• julho 20, 2023
  • 6 minutos

Barbie: curiosidades surpreendentes sobre o filme

Barbie: curiosidades surpreendentes sobre o filme

Barbie, o filme mais aguardado do ano, estreia nesta quinta-feira, 20. Mas, antes de ganhar às telonas, o longa foi cercado por histórias inusitadas ocorridas durante as filmagens; de inspirações do cinema a escassez de tinta rosa, veja lista de curiosidades

margot robbie barbie jpeg
Margot Robbie como Barbie . (Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

“Oi, Barbie!” Nesta quarta-feira,  20, o mundo cor de rosa da bonecamais famosa do mundo invadiu os cinemas. O live-action da Barbie chega finalmente ao público, após uma campanha de marketing gigantesca.

Dirigido por Greta Gerwig (Ladybird) e estrelado por Margot Robbie (O Esquadrão Suicida) e Ryan Gosling (Blade Runner 2049), Barbie promete entregar diversas referências ligadas à boneca da Mattel. Por outro lado, as gravações do longa não deixaram de render curiosidades que repercutiram na imprensa. Separamos uma lista de fatos curiosos e bastidores sobre o filme. Confira:

Gal Gadot quase esteve no elenco

Durante os primeiros testes para formar o cast, Greta e Margot pensaram nas atrizes que seriam as amigas da Barbie. Um dos nomes cogitados foi o de Gal Gadot, a Mulher-Maravilha na DC Studios. Em entrevista para a Vogue americana, Robbie encontrou na atriz israelense uma “energia da Barbie”. “Ela (Gadot) é tão improvavelmente bonita, mas você nem a odeia por isso, porque ela é tão genuinamente sincera e entusiasticamente gentil que chega a ser idiota”, declarou a protagonista.

Para o azar de Gerwig e Robbie, Gadot não estava com a agenda disponível. Em seu lugar, foram escolhidas para o elenco as atrizes Issa Rae (A Chefinha), Hari Nef (The Idol), Emma Mackey (Morte no Nilo), a cantora Dua Lipa, Sharon Rooney (Dumbo), Ana Cruz Kayne (A Outra Terra), Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse), Kate McKinnon (O Escândalo), e mais.

Semelhança entre Margot Robbie e Emma Mackey seria abordada no filme, mas ideia foi descartada

Tidas como “irmãs separadas no nascimento” pelos fãs na Internet, Margot Robbie e Emma Mackey quase exploraram a semelhança no filme. E com o apoio da diretora Greta Gerwig, que aceitou a indicação da estrela para que fosse incluída no elenco a intérprete de Maeve Miley em Sex Education. Em entrevista ao canal Buzzfeed News, Margot confirmou que queria fazer uma referência à semelhança no longa, por achar a ideia “engraçada”.

Porém, a brincadeira foi deixada de lado nos primeiros momentos da filmagem. “Íamos fazer toda essa piada sobre parecermos semelhantes, mas depois que nos vestimos como nossas Barbies, ficamos tipo ‘Não somos tão parecidas’. Ela (Mackey) tem cabelos castanhos e eu tenho meu cabelo loiro, então não colocamos essa piada no filme”, explicou Robbie.

Filme provocou escassez de tinta cor de rosa no mundo

Na visão de Greta, o cenário lúdico do filme deveria ser “muito brilhante” e “quase exagerado”. Para auxiliar na identidade do mundo da Barbie, a designer de produção Sarah Greenwood foi atrás de muitos estoques de tinta rosa fluorescente da Rosco, empresa especializada em fornecer tintas para produções de cinema e teatro. A corrida pelo rosa, entretanto, causou uma escassez do produto.

Segundo um representante da marca para a emissora CBS, “os cenários (do filme) foram desenhados e construídos durante uma fase de problemas globais na cadeia de suplementos. Mas nós entregamos tudo o que tínhamos, eles (a produção do filme) pegaram tudo”. Em entrevista a revista de arquitetura Architectural Digest, Sarah brincou dizendo que “o mundo ficou sem rosa”.

Diretora do filme se inspirou em mais de 30 longas para a produção

Como qualquer diretora apaixonada por cinema, Greta Gerwig tem suas inspirações na hora de criar obras. No caso de Barbie, a diretora compartilhou para a rede social Letterboxd uma lista com 33 filmes que serviram de estímulo para o live-action. Uma das influências mais óbvias é o clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço (1969), que inspirou o primeiro teaser de Barbie.

Entre as outras obras presentes na lista estão filmes mais antigos, como:

  • O Mágico de Oz,
  • Cantando na Chuva,
  • Grease – Nos Tempos de Brilhantina,
  • Cantando na Chuva,
  • Tempos Modernos,
  • Os Embalos de Sábado à Noite,

Além dos filmes modernos, a exemplo de O Show de Truman, E La Nave Va, Splash – Uma Sereia em Minha Vida e As Grandes Aventuras de Pee-Wee.

Produção está em desenvolvimento desde 2009

A empresa Mattel, fundadora da Barbie e de outras linhas de brinquedos, estava interessada em ter a boneca em um filme com atores reais. A primeira companhia a firmar contrato com a Mattel foi a Universal Pictures. O produtor Laurence Mark (Jerry Maguire) ficou encarregado de desenvolver uma história para o filme, o que acabou não acontecendo. Com a inatividade da Universal, em 2014, os direitos de uso foram parar em uma outra produtora concorrente.

Antes da Warner, adaptação seria feita pela Sony

Após o encerramento do contrato da Mattel com a Universal, a Sony abraçou o projeto de adaptação da Barbie. Jenny Bicks, roteirista da série Sex and The City, ficou encarregada de desenvolver a história. As filmagens iriam ocorrer ainda em 2014, mas o projeto foi adiado para 2016. Jenny sai da equipe de roteiristas e em seu lugar entra Diablo Cody, ganhadora do Oscar de Melhor Roteiro pelo filme Juno (2007). Ainda em 2016, o primeiro nome a ser cogitado para interpretar Barbie foi divulgado.

Antes de Robbie, Amy Schumer e Anne Hathaway estavam cotadas para o papel de Barbie

A comediante e atriz Amy Schumer (Descompensada) foi a primeira estrela a ser anunciada para protagonizar o longa. Porém, no ano seguinte, Schumer saiu do projeto alegando “problemas de agenda”. Posteriormente, a comediante admitiu que havia diferenças criativas entre ela e os executivos da Sony e que o longa não iria ser “tão feminista e legal” quanto a versão escrita por Greta Gerwig.