• fevereiro 21, 2024
  • 3 minutos

Bares de BH poderão ter mesas e cadeiras na calçada por mais tempo

Bares de BH poderão ter mesas e cadeiras na calçada por mais tempo

Sindicato patronal da categoria comemora portaria que trará mais movimento aos estabelecimentos; em Belo Horizonte existem aproximadamente 16 mil bares e restaurantes

 

amigos em um bar sentados a mesa com bebidas
Bares e  restaurantes em Belo Horizonte poderão deixar mesas e cadeiras nas calçadas por mais tempo (Foto: Freepik)

 

 

Foi pulicada nesta segunda-feira (20), no Diário Oficial do Município (DOM), portaria que determina que o horário-limite para a permanência de mesas e cadeiras de bares nas calçadas de Belo Horizonte, que antes era até as 23h, passe a ser até 1h.

 

 

Leia mais

Adidas inaugura Centro de Distribuição em Minas

 

 

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Metropolitana de BH, Paulo Cesar Pedrosa, essa medida só contribui para o bom funcionamento dos estabelecimentos.

 

“Essa é uma vitória da categoria e dos empresários, pois isso permite que os proprietários possam trabalhar com mais tranquilidade. A capital mineira tem essa característica de mesas e cadeiras nas calçadas, então, era essa uma reivindicação antiga do SindHotéis/SindiHBares. Mas, reforçamos que o ideal é que esse horário seja ainda mais flexível”.

 

Bares ganham mais duas horas

 

O horário de permanência de mesas e cadeiras de bares nas calçadas de Belo Horizonte foi ampliado em duas horas, das 23h para até 1h da manhã, de acordo com a portaria da Secretaria Municipal de Política Urbana. A portaria enfatiza que se deve respeitar as regras de priorização de espaços para os pedestres e os limites para emissão de ruídos, atualmente vigentes na capital.

 

De acordo com o SindiHBares/SindHotéis, em Belo Horizonte existem cerca de 16 mil bares, restaurantes e similares (pizzarias, pastelarias, churrascarias, entre outros).

 

 

Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia

 

Desde 2019, Belo Horizonte é oficialmente Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia. A capital mineira integra o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável.

 

A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco é um dos principais programas da organização para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana, em nível local. Ela abrange sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Arte Midiática. A Rede foi criada em 2004 e agora conta com 246 cidades.