• dezembro 11, 2023
  • 5 minutos

Belvedere: a evolução que não para

Belvedere: a evolução que não para

Um dos locais mais luxuosos da capital mineira, Belvedere está em constante evolução e em busca de melhorias que visam o bem-estar dos moradores

IMG 20231211 WA0012(1)
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere, José Eugênio de Avelar, reconhece o bairro como um dos melhores para morar em BH, mas aponta a necessidade de melhorias (Foto: José Eugênio de Avelar)

O advogado e bacharel em administração de empresas, José Eugênio de Avelar Monteiro de Castro, residente no Bairro Belvedere desde 1996, é atualmente o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB). Nesta entrevista concedida ao CIDADE CONECTA, o advogado relata sobre as vantagens em ser morador do bairro, mas das futuras conquistas que a entidade busca junto aos órgãos municipais para as melhorias na área de segurança e na infraestrutura viária. Confira a seguir esse bate-papo.

Leia mais:

NS Mall inaugura novo conceito de shopping premium no Belvedere

Quanto tempo existe a associação e qual o seu objetivo?

A Associação dos Moradores do Bairro Belvedere – AMBB, foi fundada em 16 de julho de 1979, declarada de Utilidade Pública em 17 de maio de 1994 pela Lei n° 6.615 – temos assim, 44 anos de atividades ininterruptas em prol da comunidade. A AMBB tem sua organização, objetivos e membros conforme consta do seu estatuto social. Entre os principais objetivos estão a busca incessante na melhoria da segurança pública, a conservação do meio ambiente, principalmente a proteção da Serra do Curral símbolo da cidade de Belo Horizonte, do trânsito em nossas vias públicas, da limpeza urbana, fazendo chegar ao conhecimento das autoridades os anseios dos moradores do bairro.

Em sua opinião, quais melhorias que o bairro precisa?

As melhorias legitimamente requeridas pelos moradores do Bairro Belvedere entre muitas, podemos destacar, em que pese a Polícia Militar, bem como a Guarda Municipal de Belo Horizonte prestarem excelentes serviços à comunidade, a melhoria constante na sensação de segurança é sempre desejada. A diminuição de eventos esportivos e culturais e que sejam fiscalizados pelas autoridades observando os desvios de finalidade, não permitidos pelo alvará de autorização. Outra reinvindicação é a solução definitiva do trânsito oriundo também do munícipio de Nova Lima; além de sinalização e faixas de trânsito, redutores de velocidade e recapeamento das vias internas do Bairro.

Como está hoje o Belvedere em relação a infraestrutura. É hoje um bairro cidade?

O Bairro Belvedere já não é o mesmo quando muitos fizeram a opção de edificar suas casas. Não tínhamos padaria, farmácias, bancos, etc. Percebemos que estão sendo realizados por particulares investimentos em infraestrutura focados para os novos moradores, pessoas jovens, dinâmicas, profissionais bem- -sucedidos que exigem altíssima qualidade, assim atendendo as necessidades dos jovens que aqui desejam morar podemos dizer que estamos nos transformando em um bairro cidade. Quais os principais pontos positivos do bairro? Com suas ruas arborizadas, avenidas agradáveis para a prática de esportes, bons vizinhos o bairro Belvedere possibilita a chegada do futuro e abraça bem suas transformações, o que antes era indesejado pelos pioneiros moradores, hoje é objeto de desejo para os jovens que aqui moram, bem como para aqueles que desejam morar. Percebemos investimentos de altíssimo nível, possibilitando compras das mais variadas, tomar um café ir ao banco, ao médico, tudo isso caminhando.

Atualmente, a associação está reivindicando alguma mudança no bairro?

Com a contribuição mensal de seus associados a AMBB contratou empresa especializada em segurança com ronda veicular e, em breve, acrescerá ao serviço contratado, câmeras inteligentes com reconhecimento facial, possibilitando ser o primeiro bairro de Belo Horizonte 100% monitorado, contribuindo assim, com as autoridades diretamente responsáveis pela Segurança Pública.

Em sua opinião o bairro é um dos melhores para se viver em BH?

Quando optei em construir minha casa no bairro Belvedere para morar e criar meus filhos, pensava que teria o sossego, silêncio e tranquilidade como eternos vizinhos. Sabemos que o progresso, com seus benefícios e inconvenientes é inerente ao desenvolvimento humano, dizer que o bairro não é um bairro bom para se viver é ser contra o progresso. Desta feita, não obstante os inconvenientes comuns em outros bairros de nossa cidade, posso afirmar que o Belvedere é um dos melhores bairros para se viver em BH.