• dezembro 28, 2023
  • 5 minutos

BH terá novo complexo de saúde

BH terá novo complexo de saúde

Nova estrutura hospitalar contará com equipamentos modernos e atendimento a oncologia, infectologia, maternidade e pediatria; a expectativa é que a construção seja finalizada até 2028

 

Gil Leonardi ImprensaMG 20220506095922 IMG 7731xx
A capital mineira ganhará Novo Complexo de Saúde no bairro Gameleira por meio de Parceria Público-Privada (Foto: Gil Leonardi/ ImprensaMG)

 

A capital mineira ganhará, até 2028, o Novo Complexo de Saúde. A nova estrutura hospitalar, instalada no bairro Gameleira, na região Oeste, será dedicada à oferta de serviços de saúde de alto padrão. A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) juntamente com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) deram início aos estudos para a construção do novo centro de saúde, a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP).

 

Leia mais:

Reajuste no salário mínimo: saiba qual será o valor

 

A proposta é atender a população com maior eficiência, em um hospital totalmente novo, com equipamentos tecnológicos de ponta, plataformas de acessibilidade modernas e recursos humanos especializados. A unidade terá diversas linhas de cuidado hospitalar de média e alta complexidade: atendimento de oncologia, infectologia, maternidade, saúde da mulher e pediatria.

 

A estrutura do Novo Complexo de Saúde será erguida na área do hospital desativado Galba Velloso. A escolha do local levou em consideração fatores essenciais, como a facilidade de locomoção, a exemplo das vias de acesso rápido da cidade, como as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, além do metrô de Belo Horizonte.

“A PPP será fundamental para que o Estado possa atender o povo mineiro com mais qualidade. Agora, o governo poderá focar totalmente na gestão da saúde, no cuidado com as pessoas, no atendimento médico, enquanto outros serviços, como segurança, limpeza e gestão predial, serão geridos por um parceiro privado. Isso vai gerar um melhor atendimento e a racionalização dos recursos públicos”,  ressalta o governador Romeu Zema.

Além do atendimento hospitalar de alta e média complexidade, o complexo abrigará um espaço multiuso de inovação em saúde pública e um novo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A ideia é oferecer uma estrutura mais moderna para o enfrentamento de pandemias, surtos, epidemias e outras emergências em saúde, sob gestão da Fundação Ezequiel Dias.

Novo complexo no modelo PPP

 

No modelo da PPP, os serviços diretamente ligados à assistência de saúde, como atendimentos clínicos, seguem sob gestão da Fhemig, sendo oferecidos gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação do parceiro privado será restrita aos serviços não assistenciais, como a gestão predial, os serviços de manutenção, rouparia, limpeza, segurança, recepção e alimentação, por exemplo.

Além disso, o investimento e o financiamento para a construção do Novo Complexo de Saúde são de responsabilidade do parceiro privado. Esse modelo permite que as obras sejam concluídas mais rapidamente, e oferece maior eficiência nos serviços não assistenciais e não laboratoriais, possibilitando que os gestores dos hospitais se dediquem às atividades primárias de assistência em saúde e vigilância laboratorial.

A nova estrutura também vai impactar na eficiência e na produtividade da gestão e das atividades hospitalares, considerando a agregação promovida pelo Novo Complexo de Saúde e o acompanhamento de indicadores de desempenho.

 

A PPP do Novo Complexo de Saúde seguirá o mesmo modelo adotado em hospitais públicos já reconhecidos nacional e internacionalmente, a exemplo do Hospital Metropolitano do Barreiro, em Belo Horizonte, que conta com aproximadamente 460 leitos e realiza, por ano, em média, 850 mil exames de laboratório, 15,5 mil internações, 7,5 mil cirurgias e 100 mil exames de imagem.

Prazos e integração dos hospitais

A partir do convênio celebrado, a modelagem da PPP ocorrerá ao longo do ano de 2024. Após a modelagem, será realizado um processo licitatório para contratar a concessionária da PPP. A expectativa é que o contrato seja assinado em 2025 e que a construção do futuro complexo seja finalizada até 2028.

Como parte do escopo dos estudos técnicos, o Estado mapeou a possibilidade de integrar ao novo Complexo de Saúde atividades hoje realizadas nos hospitais Alberto Cavalcanti, Eduardo de Menezes, Odete Valadares e João Paulo II, todos localizados em Belo Horizonte. A intenção é propiciar um atendimento integrado mais ágil e com maior qualidade para a população.

Esses centros, atualmente, possuem estruturas físicas limitadas e antigas, com elevada complexidade de reforma e dificuldade de modernização. A definição desse processo de integração hospitalar, entretanto, será realizada apenas após amplo estudo do Estado, que envolve análise sobre as especialidades de saúde, número de leitos, vocação hospitalar, entre outros fatores.