• outubro 17, 2023
  • 5 minutos

Bienal da Gastronomia destaca a culinária de Belo Horizonte

Bienal da Gastronomia destaca a culinária de Belo Horizonte

A 1ª edição da Bienal da Gastronomia acontece até o dia 31 de outubro com uma série de ações na capital mineira; iniciativa quer fortalecer e promover o título de Cidade Criativa da Gastronomia 

16 10 23 bienal de gastronomia amira hissa 8
A Bienal da Gastronomia acontece até o dia 31 de outubro em Belo Horizonte (Foto: Amira Hissa)

Até o dia 31 de outubro, Belo Horizonte será a capital da culinária com a 1ª edição da Bienal da Gastronomia. O projeto, que compreende uma série de ações, surge com o objetivo de posicionar o destino por meio da gastronomia, destacar os programas e ações em prol da segurança alimentar e nutricional, além de fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista da designação de Cidade Criativa da Gastronomia.

Leia mais:

Localiza&Co inicia operação no México e amplia presença na América Latina

 

Organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, serão convidados chefs, professores, jornalistas e personalidades do setor, reconhecidos nacional e internacionalmente, entre as diversas atrações da agenda, para a realização de palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais.

“Desde que Belo Horizonte foi designada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2019, já tínhamos o desejo de comemorar e mostrar ao mundo o trabalho que desenvolvemos na nossa cidade. Pensamos a Bienal como uma grande oportunidade de fortalecer a capital mineira como um dos principais polos turísticos gastronômicos da América do Sul ”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

A Bienal da Gastronomia busca destacar a identidade e autenticidade  da culinária da capital mineira e festejar os 30 anos de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional durante duas semanas, compreendendo dois marcos especiais para o setor, o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e a data em que Belo Horizonte recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia (31 de outubro).

Bienal da Gastronomia

A Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte está estruturada sob três eixos especiais: Relacionamento e Intercâmbio; Conteúdo Técnico e Iniciativas Especiais. Essas esferas serão desenvolvidas com projetos, ações e eventos promovidos pelo poder público municipal e pela sociedade civil, em torno deste importante elemento que é a gastronomia, um dos principais ativos e atrativos de Belo Horizonte.

Outro importante projeto encabeçado pela jornalista gastronômica Lorena Martins, voltado para turistas e moradores da cidade, é o ‘Mapa das Minas – Um Guia da Gastronomia de Mulheres de Belo Horizonte’. Com a curadoria da profissional, foi realizado um levantamento de estabelecimentos de alimentação e gastronomia na região centro-sul da capital, com foco no protagonismo feminino, para que possam integrar um Guia Gastronômico da Bienal da Gastronomia, indicando locais onde as pessoas possam desfrutar da culinária da cidade enquanto as ações da Bienal acontecem, até 31 de outubro.

Entre os restaurantes selecionados estão o Florestal, chef Bruna Martins; Bar Pirex, chef Isabela Rochinha, Cozinha Santo Antônio, chef Juliana Duarte; Boteco Nada Contra, chef Samira Lyrio; Espaço Yanã, chef Carol Pacheco; Copa Cozinha, chefs Maíra Sette, Cristina Gontijo e Júlia Queiroz; Bar da Lora, chef Eliza; Casa da Uva, chefs Ana Borges e Gabi Dias; Arantxa Bistrô, chef Arantxa Bruna, AA Wine, chef Tainá Moura, entre outros locais selecionados.

Entre os dias 17 e 26 de outubro será realizado o projeto ‘Panelas Abertas’, outra ação realizada em conjunto com o Sebrae Minas. A iniciativa busca promover o intercâmbio de experiências entre os chefs de cozinha de estabelecimentos de destaque de Belo Horizonte com estudantes da área, empreendedores e jornalistas e influenciadores gastronômicos. A proposta é que os atores possam interagir e aprofundar seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios dos estabelecimentos gastronômicos, possibilitando um momento único de troca de conhecimento e experiência.

Mais informações sobre a Bienal da Gastronomia. AQUI