- novembro 1, 2023
- 4 minutos
Black Friday movimenta varejo nacional em novembro

Mês de novembro começa e já movimenta a famosa Black Friday; este ano o dia de ofertas está marcado para 24 de novembro

O mês de novembro começa e os consumidores já se preparam para a famosa Black Friday. A Black Friday concentra ofertas e descontos durante o mês de novembro. Este ano, o dia brasileiro da data será 24 de novembro, mas o varejo nacional já se mobiliza desde o início do mês. E como começou a Black Friday? A data surgiu nos Estados Unidos e sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro, uma semana após o feriado de Ação de Graças.
Leia mais:
A Black Friday começou no Brasil em 2010 organizado por varejistas do comércio eletrônico. Com o passar dos anos, a data foi ganhando força e passou a ter relevância para o varejo. O Natal segue como a data mais importante do segundo semestre, mas o entendimento é que parte dos consumidores “antecipa” as compras de maior valor durante a Black Friday.
A Black Friday é um evento comercial, conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas on-line. No início, a data atraiu, em sua maioria, o comércio eletrônico, mas ganhou a preferência do brasileiro e muitas lojas físicas aderiram ao movimento.
O crescimento do comércio eletrônico e a mudança de hábito dos consumidores brasileiros de comprar online, também tiveram um importante papel no sucesso da Black Friday.
Pesquisa Black Friday
Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, a CDL/BH elaborou uma pesquisa de mercado para auxiliar os comerciantes da capital mineira.
No que se refere a ação de adquirir algum produto durante a Black Friday, 57,7% disseram que compraram algum item no ano passado e 74,8% pretendem adquirir este ano. O levantamento mostra crescimento nas intenção de consumo, com aumento de 29,6% pontos percentuais em relação ao ano passado.
A maioria dos entrevistados espera aproveitar as ofertas de Black Friday independente de suas necessidades ou desejo.
Confira como o consumidor pretende comprar na Black Friday:
- Pela internet com entrega em casa: 56,4%
- Ir até uma loja física: 52,4%
- Pela internet e retirar na loja física: 32,9%
- Feira Hippie: 0,4%