• abril 11, 2025
  • 4 minutos

Campanha visa promover empregabilidade das pessoas com mais de 50 anos

Campanha visa promover empregabilidade das pessoas com mais de 50 anos

Iniciativa do Sistema Fecomércio MG destaca a relevância da bagagem acumulada ao longo dos anos e conecta profissionais experientes às demandas do mercado atual

Campanha Fecomércio MG: Para Nadim Donato, a iniciativa pretende incentivar as políticas públicas para promover a inclusão dessa população 50+ no mercado de trabalho
Para Nadim Donato, a iniciativa pretende incentivar as políticas públicas para promover a inclusão dessa população 50+ no mercado de trabalho (Foto: Fecomercio/Divulgação)

 

Já em operação a campanha “Quem tem passado pode oferecer futuro” do Fecomércio MG para promover a empregabilidade das pessoas com mais de 50 anos. O objetivo é inspirar e oferecer novas oportunidades para esta faixa etária nos setores de comércio de bens, serviços e turismo, por meio de cursos de capacitação e do Rede de Carreiras.

Para o presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, a iniciativa pretende ampliar o debate sobre a valorização deste público e incentivar as políticas públicas para promover a inclusão dessa população no mercado de trabalho.

Para ele, e preciso valorizar o protagonismo da experiência, considerado um recurso valioso para o mercado de trabalho.

“A criação desta iniciativa destaca a relevância da bagagem acumulada ao longo dos anos, conectando profissionais experientes às demandas do mercado atual. Com ações coordenadas, o Sistema Integrado promove iniciativas que incluem ofertas de vagas de emprego e cursos de capacitação, incentivando o crescimento pessoal e profissional deste público”, enfatiza Nadim.

Outro ponto importante que Donato ressalta é que a qualidade de vida desempenha um papel fundamental na promoção da saúde para as pessoas enfrentarem os desafios do mercado de trabalho.

“Além de toda a capacitação técnica, contamos com a programação do Sesc em Minas para oferecer um estilo de vida equilibrado e saudável. Cuidados com o corpo, com a mente e as relações sociais são essenciais para manter a vitalidade e o bem-estar necessários para o desempenho das funções com eficiência e entusiasmo”, afirma.

Rede de Carreiras dá suporte à campanha

No portal Rede de Carreiras, que facilita o encontro entre empresas e candidatos, a iniciativa ganhou um novo impulso com a adaptação da plataforma para a campanha de empregabilidade do público 50+.

De acordo com o analista do Rede de Carreiras, Guilherme Monteiro, muitas empresas ainda possuem resistência na contratação de profissionais mais maduros, por acreditarem que esse público tem menor capacidade de adaptação ou menor domínio de ferramentas digitais.

“Embora cada vez mais empresas busquem diversificar suas equipes para alcançar melhores resultados, ainda persiste a crença equivocada de que profissionais mais maduros não possuem o mesmo desempenho ou energia que os mais jovens. No entanto, essa percepção desconsidera que a experiência adquirida ao longo da carreira pode ser um grande diferencial. Profissionais 50+ trazem um repertório de aprendizados e abordagens que enriquecem a tomada de decisão e contribuem para que as organizações alcancem seus objetivos”, garante.

Ele também destaca que a necessidade de atualização diante das transformações tecnológicas não é uma exclusividade dos profissionais 50+, mas sim de todas as gerações. “Em um cenário de mudanças cada vez mais rápidas, a aprendizagem contínua é essencial para a adaptação e a competitividade no mercado de trabalho”, enfatiza.