• fevereiro 16, 2024
  • 6 minutos

CNT faz 70 anos sempre em prol do transporte

CNT faz 70 anos sempre em prol do transporte

Em sua trajetória, entidade atua na defesa e na promoção dos interesses do setor e do desenvolvimento do Brasil

Sede CNT
Sede CNT (Foto: Divulgação CC / CNT)

Em 28 de janeiro de 1954, um grupo de transportadores rodoviários de cargas e autônomos reuniu-se, no Rio de Janeiro (RJ), para criar uma entidade que pudesse contribuir para organizar um setor cuja essencialidade para o desenvolvimento do país e para a qualidade de vida da população é inconteste. Nascia, então, a CNTT (Confederação Nacional dos Transportes Terrestres).

Leia mais: 

Minas Tênis Clube recebe Certificado de Energia Renovável Cemig

Pioneiros, aqueles transportadores identificaram a premente necessidade de uma instituição que representasse as empresas de transporte e logística, em âmbito nacional, e desenvolvesse ações que fortalecessem a atividade empresarial. 

Algumas décadas à frente, em 1990, a CNTT passou a se chamar CNT (Confederação Nacional do Transporte), ganhou um novo estatuto e desempenhou um papel muito mais amplo na matriz de transporte brasileira, voltado para a promoção da multimodalidade e para o fortalecimento do setor.

VAnder Costa 1 (2)
Para Vander Costa, a CNT tem uma atuação importante na preparação do trabalhador e do transporte do futuro

“A CNT, desde o seu início, foi protagonista na formulação de propostas e na defesa de medidas para o transporte e o Brasil superarem os desafios que se apresentaram ao longo da história. São 70 anos de trabalho dedicados à melhoria das condições para a atividade transportadora e do ambiente de negócios, ao aumento da competitividade e ao desenvolvimento econômico e social do País”, destaca o presidente da CNT desde 2019, Vander Costa. Segundo ele, a entidade tem, ainda, uma atuação importante na preparação do trabalhador e do transporte do futuro.

“O nosso setor é um dos pilares da economia, sendo elemento primordial para o seu desenvolvimento e a expansão da sua capacidade produtiva. Afinal, quanto mais uma nação produz, maior é a sua interface com o transporte e a logística. Pessoas precisam se locomover e produtos precisam ser entregues dentro e fora do território nacional. Ao comemorar 70 anos, a CNT reafirma o seu compromisso de ajudar o País a crescer de forma sustentável e a criar empregos. Esse desafio só será superado com o aumento da segurança jurídica, a implementação de reformas estruturantes, a redução da burocracia, a modernização da infraestrutura, entre outras ações”, acrescenta.

Em todas essas décadas, a Confederação consolidou sua atuação e, hoje, realiza um trabalho imprescindível nos segmentos de cargas ou de passageiros, ao apresentar soluções para os transportadores, para a sociedade e para o governo em relação a questões que envolvam todos os modais.

Para o mineiro Clésio Andrade, que presidiu a entidade de 1993 a 2019, os 70 anos da CNT representam um legado de luta pela melhoria contínua do transporte no Brasil. 

“O aniversário é uma oportunidade não apenas de celebrar suas conquistas, mas também de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento do transporte no Brasil, buscando sempre a excelência e a inovação em prol de um setor vital para a economia nacional. Olhando para o futuro, espera-se que a CNT continue desempenhando um papel central na evolução do transporte no país, adaptando-se às novas demandas, tecnologias e desafios que surgirão, sempre em busca de um sistema de transporte mais integrado, moderno e competitivo”, declara.

Ao longo de sua trajetória, a CNT consolidou sua presença como um importante interlocutor entre o setor de transporte e os poderes públicos e tem induzido debates e pautado as discussões em torno de grandes temas nacionais que impactam diretamente o desenvolvimento do País.

A entidade é reconhecida nacionalmente por suas publicações, manuais e pesquisas que apresentam as características e necessidades do transporte brasileiro. 

Durante 2024, a CNT investirá em uma série de ações de comunicação estratégica para celebrar o seu septuagésimo aniversário. Estão previstas diversas iniciativas com o objetivo de mostrar para a sociedade a importância da atuação da Confederação em prol do setor transportador e como ela contribui para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.