- Notícias
- maio 26, 2025
- 3 minutos
Helicóptero inova e utiliza combustível sustentável

Aeronave da Líder Aviação utiliza o SAF, produto que emite 80% menos de carbono do que o querosene tradicional

A mineira Líder Aviação realizou nesta terça-feira, 20, no Rio de Janeiro, o primeiro voo da aviação geral no País abastecido com o SAF (Sustainable Aviation Fuel), combustível sustentável que tem as emissões de carbono reduzidas ao longo de seu ciclo de vida.
A aeronave S92 da Equinor, que faz o transporte de profissionais até plataformas em alto-mar, recebeu no tanque o combustível da Vibra (do grupo BR). Segundo a companhia, as emissões do SAF são em torno de 80% menores em comparação com o querosene de aviação tradicional.
O voo saiu do Aeroporto de Jacarepaguá e foi abastecido com um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e certificado pelo laboratório de Ensaios de Combustível da UFMG.
No voo realizado, se considerado o blend e o potencial de redução de emissões do SAF -, foram emitidos cerca 9% menos CO2.
“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no País. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental, como nós”, destacou o diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação Diego Reis.
Combustível tem óleo de cozinha como origem
O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado chamado UCO (Used Cooking Oil). O reaproveitamento de resíduos como matéria-prima transforma um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo na descarbonização.
A iniciativa se antecipa a uma exigência que entrará em vigor a partir de 2027: a obrigatoriedade do uso de combustível sustentável em proporção mínima nas operações aéreas.