- novembro 6, 2023
- 3 minutos
Baixa umidade do ar é alerta da Defesa Civil para BH

Até o próximo domingo, 12, a capital mineira tem alerta de baixa umidade do ar devido a uma massa de ar seco; os índices podem chegar abaixo de 30%

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta segunda-feira (6), um alerta para baixa umidade do ar, em BH, até 18h do próximo domingo. De acordo com o órgão municipal, uma massa de ar seco deixa os índices abaixo de 30%, principalmente no decorrer da tarde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que o nível ideal para o organismo humano é entre 40% e 70%.
Leia mais:
“Os cuidados diante das altas temperaturas e da baixa umidade do ar são bem parecidos, então beber muita água, hidratar as vias aéreas, passar protetor solar, usar roupas leves e manter os ambientes arejados são medidas simples para diminuir o desconforto causado pelo calor e pela secura do ar”, explica o coordenador Estadual Adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, em matéria no site da Defesa Civil de Minas Gerais.
A previsão para hoje, em Belo Horizonte, é dia de céu claro a parcialmente nublado com temperatura elevada. A mínima registrada foi de 15 °C, e a máxima estimada é de 32 °C.
Para Minas Gerais a previsão é céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Norte e Noroeste. Céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.
Céu parcialmente nublado na Zona da Mata e Metropolitana. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. Temperatura: Estável. Máxima: 36°C / Estável. Mínima: 8°C.
A Defesa Civil de BH fornece algumas orientações básicas para enfrentar essa massa de ar seco.
O que é preciso em caso de baixa umidade do ar:
- Hidratar-se muito bem;
- Prefira sempre alimentos leves, frescos e evite frituras.
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre, exposição ao sol entre 10 e 17 horas e banhos quentes;
- Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.