• novembro 1, 2023
  • 3 minutos

Bares de BH participam da 7ª edição do Botecar

Bares de BH participam da 7ª edição do Botecar

Iniciativa reúne 37 botecos da capital, que celebram o tema mineiridade na culinária

IMG 0649
Bares de BH participam da 7ª edição do Botecar. (Foto: Divulgação/ Bar do Careca)

Até o dia 30 de novembro, bares e botecos da capital mineira participam da 7ª edição do Botecar, evento que movimenta a cena gastronômica de Belo Horizonte. Ao todo, 37 estabelecimentos fazem parte do evento.

Leia mais: 

Santiago do Chile, sem escalas: BH Airport inaugura nova rota internacional

O organizador do festival explica que os botecos foram incentivados a usar a criatividade nos pratos e na decoração, que ganha a roupagem do Botecar.

“Vamos pesquisar a nossa história, nossas festas religiosas, a evolução da nossa gastronomia, partindo da famosa cozinha dos tropeiros, passando pela cozinha das fazendas, pelas influências dos nossos imigrantes, chegando aos tempos atuais com a moderna cozinha mineira”, incentiva o organizador do festival, Antônio Lúcio Martins. O tema será representado nos pratos criados para o Botecar.

O Botecar tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur; da Petra, cerveja oficial do festival e da DelMaipo. O apoio é da Cachaça Decisão e da Jogano Bet. A promoção é da Rádio Itatiaia, da Rádio Light FM, do jornal Estado de Minas, da TV Alterosa, do Portal Uai e da Revista Encontro. A realização é da AL2 Eventos e a agência de turismo oficial é a Itália Turismo.

Botecar aposta na diversidade de sabores e preços

Cada boteco apresenta seu tira-gosto com concepção livre. Os preços recomendados ficam entre R$30 a R$40. A mineiridade foi o tema escolhido para os pratos. O objetivo é valorizar a culinária de boteco de raiz, reforçar a identidade da cidade como a capital nacional dos botecos e homenagear a riqueza e a diversidade da culinária tradicional. “Pretendemos trazer de volta aquele ambiente familiar encontrado nas mesas dos botecos de Belo Horizonte. Esperamos um público ávido pelo retorno às ruas. Vamos encher os bares participantes de pessoas prontas a comemorar nossa hospitalidade e nossa mineiridade no cardápio mais que acolhedor”, comemora Antônio.

Ao consumir os pratos do festival, o público pode eleger o melhor boteco, considerando critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento. O voto popular é registrado por meio de um QR code, disponibilizado nos botecos, e direcionado para a plataforma de votação, digital. A nota do público representará 50% do total de votos, na apuração final. A outra metade da avaliação será feita por um júri especializado. A apuração dos votos vai ser auditada por empresa de especializada, independente.  A divulgação do resultado acontece em uma cerimônia de premiação fechada para convidados.