• setembro 4, 2023
  • 4 minutos

Exposição faz homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

Exposição faz homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

Miniaturas de aeronaves e réplicas de aviões de Santos Dumont feitos de arame compõem o acervo  

Screenshot 20230904 102514 Gallery
Exposição “Nas nuvens com Dumont: 150 anos do aeronauta” (Foto: Daniel de Andrade)

Até o dia 18 de setembro, o BH Shopping recebe a exposição inédita ‘Nas nuvens com Dumont: 150 anos do aeronauta’. A mostra revisita a trajetória deste importante nome da história brasileira e mundial. A visitação é gratuita.

Leia mais: 

Mercado de investimentos em debate no Inter Café

Com curadoria do diretor de criação Rodrigo Câmara, o acervo da exposição contará com uma linha cronológica sobre as fases mais importantes da vida e carreira do aeronauta, além de uma seção especialmente dedicada a Henrique Lins de Barros, físico carioca considerado um dos maiores especialistas de Santos Dumont no Brasil e exterior, com vários livros e artigos sobre o aviador.

“O público poderá conferir ainda uma coleção de 15 miniaturas de aeronaves criadas por Dumont e reproduzidas manualmente por Henrique”, conta Câmara, acrescentando que Barros foi fonte fundamental no processo de pesquisa para que ele chegasse à coletânea disponível no mall.

Outros itens que fazem parte do acervo são sete quadros, onde foram pintados modelos de aeronaves entre as 22 projetadas por Santos Dumont ao longo de sua carreira.

Aeronaves de arame na exposição de Santos Dumont

Screenshot 20230904 102505 Gallery
Exposição “Nas nuvens com Dumont: 150 anos do aeronauta” (Foto: Daniel de Andrade)

Um dos destaques de ‘Nas nuvens com Dumont’ que, segundo Rodrigo Câmara, promete chamar a atenção de adultos e crianças é um acervo com 17 aeronaves suspensas no teto da galeria – várias delas projetos do aviador – produzidas com dobraduras em arame pelo artista José Francisco Azevedo, mais conhecido como “Zé do Arame”. Algumas, incluindo a réplica do famoso Zepelim com o qual Dumont contornou a Torre Eiffel, em Paris, em 1901, chegam aos 2,5 metros de comprimento. E por falar no maior símbolo da capital francesa, uma versão do icônico monumento também fará parte da mostra.

Natural da cidade histórica de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, Zé do Arame marcará presença na inauguração da exposição, para produzir miniaturas de aviões e explicar, na prática, o seu processo de criação.

‘Nas nuvens com Dumont: 150 anos do aeronauta’

  • Onde: Espaço Olhar BH Shopping (Rodovia BR 356, nº 3049 – Belvedere – piso Mariana)
  • Quando: 23 de agosto a 18 de setembro
  • Horário: todos os dias, das 10h às 22h
  • Visitação gratuita