• julho 31, 2023
  • 5 minutos

Ouro Preto Emoldurada: saiba o que esperar da exposição

Ouro Preto Emoldurada: saiba o que esperar da exposição

Exposição Ouro Preto Emoldurada reforça a história do povo mineiro e segue até o dia 12 de agosto

fotonenovianna barrocopress (82)
Exposição Metal Etéreo do artista Olavo Machado Neto (Foto nenovianna barrocopress)

Obras geométricas em aço, do artista mineiro Olavo Machado Neto, adornam a Praça Tiradentes, em Ouro Preto e criam diferentes imagens da emblemática cidade sob os olhares dos visitantes através das esculturas vazadas. A exposição Metal Etéreo, inaugurada no dia 15 de julho, é realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem o incentivo da Gerdau e o apoio da Secretaria de Cultura de Ouro Preto, e segue até o dia 12 de agosto.

Leia Mais:

 

Foto do empresário Olavo Machado Jr, Teia Machado, Marta Machado e do artista plástico Olavo Machado neto (
Olavo Machado Jr,Teia Machado, Marta Machado e Olavo Machado neto

Ouro Preto

A origem de Ouro Preto está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.

Pela junção desses vários arraiais, tornando-se sede de conselho, foi elevada à categoria de vila em 1711 com o nome de Vila Rica. Em 1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais. Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto.

Em 1839 foi criada a Escola de Farmácia e em 1876 a Escola de Minas. Foi sede do movimento revolucionário conhecido como Inconfidência Mineira. Foi a capital da província e mais tarde do estado, até 1897. A antiga capital de Minas conservou grande parte de seus monumentos coloniais e em 1933 foi elevada a Patrimônio Nacional, sendo, cinco anos depois, tombada pela instituição que hoje é o IPHAN. Em 5 de setembro de 1980, na quarta sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada em Paris, Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Nenhum outro município brasileiro acumulou tantos fatos históricos relevantes à construção da memória nacional como este vasto município. Destacam-se, como marcos importantes da história brasileira:

  •  Última década do século XVII e princípio do XVIII – clímax das explorações paulistas, sendo descoberto o “ouro preto”;
  •  1708 – Guerra dos Emboabas; os atritos entre paulistas e ‘forasteiros’ atinge o ponto alto no distrito de Cachoeira do Campo;
  • 1720 – Revolta liderada por Filipe dos Santos; motins contra o Quinto da Coroa Portuguesa;
  • 1789 – Inconfidência Mineira; confabulação entre determinados segmentos da sociedade mineradora de então para tornar Minas livre do jugo português.

Em 1897 Ouro Preto perde o status de capital mineira, especialmente por não apresentar alternativas viáveis ao desenvolvimento físico urbano, sendo a sede transferida para o antigo Curral Del’Rey (onde uma nova cidade, Belo Horizonte, planejada e espaçosa, estava sendo preparada). A vetusta cidade continuou polarizando seus distritos, sendo contudo, o município somente a sombra do que foi outrora o Termo de Vila Rica. Em 1923, pela Lei N° 843 de 7 de setembro, emancipa-se a antiga Itabira do Campo, atual Itabirito e em 1953 cria-se o município de Ouro Branco, desmembrado do de Ouro Preto pela Lei N°1039, de 12 de dezembro.

Horário e local da exposição Ouro Preto Emoldurada

Exposição Metal Etéreo – Olavo Machado Neto
Museu da Inconfidência – Praça Tiradentes, Ouro Preto (MG)
De 15/07 a 12/08
Instagram: @olavomachadoneto @museudainconfidencia @metaletereo