- maio 26, 2025
- 4 minutos
Feira traz a cultura gaúcha a BH

Tradicional evento reúne moda, artesanato, gastronomia e cultura gaúcha e traz grupo de dança grega pela primeira vez a Belo Horizonte

Até domingo (1 de junho), a capital mineira recebe a tradicional Feira Gaúcha MinasTchê. Em sua 21ª edição, a feira reunirá cerca de 100 expositores e contará com o melhor da cultura e gastronomia gaúcha e grega, com produtos típicos da região, como carnes, chimarrão, vinhos, queijos e doces caseiros, chocolates, além do artesanato, tendências da moda, couro, artesanato e apresentações culturais, como o Neolea Asteri Grupo de Danças Folclóricas Gregas.
A MinasTchê acontece no Mercado Distrital de Santa Tereza, até 01 de junho (domingo).
Atrações da feira MinasTchê
Costela de Chão – Além da tradicional e deliciosa Costela de Chão (carro chefe da gastronomia da Minastchê, o público poderá ainda degustar o verdadeiro churrasco gaúcho, além de cortes nobres exibidos num apetitoso varal de carnes.
Cucas – Produzidas por descendentes de alemães há mais de 10 anos, as deliciosas cucas estarão de volta com as exclusivas receitas preparadas para o público de BH.
Queijos, salames e vinhos – Os visitantes da feira poderão adquirir queijos trufados, mozzarellas trançadas com e sem tempero, queijos frescais, defumados, salames, excelentes vinhos e sucos de uva.
Chocolates de Gramado – Com diversas opções para quem quer desde uma simples barrinha de chocolate, até um café gourmet, com a qualidade das grandes chocolatarias do Sul.
Roda de Chimarrão – Espaço para degustar o chimarrão, aprender a fazer um legitimo mate e entender um pouco mais sobre esta bebida típica dos gaúchos.
Moda – Jaquetas, botas, bolsas e cintos em couro, chapéus, malharias, moda outono/inverno, calçados, bijuterias e semijoias, entre diversos produtos masculinos, femininos e infantis.
Danças Folclóricas Gregas
O laço entre a Grécia e o Sul do Brasil é muito significativo, pois foi naquela região que em 1883 aportaram os primeiros imigrantes gregos, em Desterro (atual Florianópolis), e até 1939 essa ilha em Santa Catarina e Paranaguá, no Paraná, receberam um grande número de gregos, que ajudaram a construir e a desenvolver a região.
Em 1967, foi criado o grupo, inicialmente denominado Neolea, e composto apenas por jovens. A partir de 2021, com o ingresso de alguns adultos, passou a ser chamado Neolea Asteri Grupo de Danças Folclóricas Gregas.
Os dançarinos são filhos, netos e bisnetos de gregos, mas também filehelenos, todos unidos pela missão de manter e divulgar a cultura helênica através das danças e o que elas representam historicamente e culturalmente com todas as suas tradições.
Onde ir:
21ª Feira Gaúcha MinasTchê
Segunda (26) a sexta-feira (30) – das 16h às 22h
Sábado e domingo (1/06) – das 12h às 23h
Mercado Distrital de Santa Tereza – Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza