• fevereiro 7, 2024
  • 4 minutos

Saiba como funcionará ônibus e metrô durante o Carnaval

Saiba como funcionará ônibus e metrô durante o Carnaval

Pela internet, foliões e demais passageiros da região metropolitana poderão conferir desvios, itinerários e quais linhas passam próximo aos blocos de BH

 

onibus metropolitano foto Gustavo Moreno DERMG
Ferramenta disponibilizada pelo Governo do Estado ajudará foliões no deslocamento durante a folia na região metropolitana (Foto: Gustavo Moreno DER/MG)

 

 

Para facilitar a vida dos foliões e usuários do transporte público, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) fez o lançamento de uma plataforma que reúne o itinerário e os desvios utilizados pelas linhas do Sistema de Transporte Público Metropolitano com os deslocamentos por ônibus tanto de quem vai participar dos blocos em Belo Horizonte quanto para os demais usuários.

 

 

Leia mais:

MEC divulga nesta terça resultado da 1ª chamada do Prouni 2024

 

Também serão reforçadas as campanhas de conscientização e combate à importunação sexual no transporte coletivo, além da divulgação dos riscos do transporte irregular.

A estimativa é de que cerca de 1 milhão de passageiros utilizem os ônibus entre o sábado de Carnaval (10) e a quarta-feira de Cinzas (14). Por isso, a ferramenta pela internet ajudará a população a verificar o funcionamento das linhas.

 

Mudanças nas linhas

Devido ao grande fluxo de pessoas, diversas ruas do Hipercentro da capital serão interditadas e, por esse motivo, algumas linhas deverão cumprir rotas alternativas que serão definidas para todo período do evento.

Pela primeira vez, os usuários das linhas do transporte metropolitano poderão consultar pela internet, e em um único local, os desvios e itinerários. Também é possível ver quais ônibus levam aos desfiles dos blocos.

 

Das 640 linhas que operam no Sistema de Transporte Metropolitano, 139 terão alterações nos itinerários.

“Essa ferramenta visa agilizar e otimizar a forma com que o usuário vai receber essas informações. Normalmente, elas eram divulgadas em listas com itinerários, desvios e alterações. Agora, tudo está acessível tanto pelo celular quanto pelo computador”, explica a superintendente de Investimento da Seinfra, Talita Soares de Brito.

 

Das 640 linhas que operam no Sistema de Transporte Metropolitano, 139 terão alterações nos itinerários.

 

Funcionamento do metrô

A operação especial do metrô da Região Metropolitana de BH durante o Carnaval é uma medida importante para garantir a fluidez e a segurança do transporte, que deve receber entre sexta (9) e terça-feira (13) de Carnaval cerca de 800 mil usuários.

De sábado a terça de Carnaval, o metrô vai operar com dez minutos de intervalo entre os trens durante todo o dia.

Na quarta-feira de Cinzas, o intervalo entre trens será de dez minutos das 11h às 13h, e de 7,5 minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo entre trens é de 15 minutos.

Na estação Central, que recebe mais de 150 mil passageiros nos dias de folia, o túnel que liga à Rua Sapucaí estará fechado durante o período do Carnaval.

A entrada dos usuários na Estação Central será exclusivamente pela Rua Aarão Reis, com saída pela escadaria da Praça da Estação.

 

Para consultar as mudanças clique AQUI