- abril 9, 2025
- 5 minutos
Gestores de cidades e empresas debatem vantagens das parcerias público privadas em fórum no Peru

Prefeito de Nova Lima João Marcelo Dieguez Pereira é um dos convidados para painel sobre o papel da tecnologia nas administrações das cidades e no aprimoramento dos serviços oferecidos à população

Representantes do setor público e privado de vários países latino-americanos estão em Lima, no Peru, para o PPP Américas 2025, fórum promovido pelo Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até o próximo dia 10 de abril. O evento reúne mais de 600 participantes, entre eles líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia.
Com o lema “Mais Parcerias, Melhor Qualidade de Vida”, o encontro tem como foco discutir soluções inovadoras para os desafios de infraestrutura enfrentados pelos países latino-americanos, com ênfase em sustentabilidade, transformação digital, mobilização de recursos e visão estratégica de longo prazo.
Entre esses gestores, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira já participou, nesta terça-feira, 8, da plenária de abertura do evento, ao lado de nomes como Elizabeth Robberechts (Diretora e Chefe de Divisão de Infraestrutura e Energia, BID Invest), Juan Carlos Cogorno (Representante para a América Latina e o Caribe, Soluções Governamentais de Visto), Natalia Laguyás (Especialista Líder, BID Lab), Teresa Maria Gomes de Almeida (CEO da Internet Para Todos, Peru) e Jonathan Hatwell (Embaixador da União Europeia no Peru).
Os demais representantes brasileiros em plenárias foram os governos dos estados do Pará e de São Paulo. Outras cidades participaram apenas em painéis paralelos.
Na plenária de abertura, que teve como tema a transformação digital aplicada às PPPs, o prefeito destacou o papel da tecnologia na modernização da gestão pública e no aprimoramento dos serviços oferecidos à população.
“A transformação digital é um caminho sem volta para a eficiência, a transparência e a qualidade de vida nas cidades. Em Nova Lima, estamos comprometidos em usar a inovação para ampliar parcerias e melhorar os serviços públicos”, afirmou.
BH também representada em fórum com gestores públicos
O prefeito de BH Álvaro Damião também está no fórum. Ele vai apresentar aos diversos atores internacionais a experiência de Belo Horizonte na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs.
Entre os temas abordados relacionados a Belo Horizonte estão a gestão eficiente dos recursos hídricos, a melhoria da infraestrutura de água potável e saneamento, desafios para estruturar PPPs nesse setor e soluções financeiras e instrumentos para atrair investimento privado.
A capital mineira se destaca nacionalmente nas áreas como iluminação pública, educação infantil (foto), saúde, mobilidade urbana e gestão de resíduos sólidos.
Além de detalhar as ações de BH na área de PPPs, o prefeito também vai debater com outros líderes internacionais e gestores públicos e privados a promoção de projetos sustentáveis para a melhoria de serviços prestados à população.
Encontro a cada dois anos
O “PPP Américas” é realizado a cada dois anos e constitui uma das principais plataformas para diálogo e troca de experiências entre os setores público e privado.
Durante os três dias de conferência, os participantes poderão acompanhar sessões plenárias, painéis temáticos e eventos paralelos que tratarão de setores como água e saneamento, transporte, saúde, educação, energia e habitação. Ao todo, serão mais de 160 painelistas que vão compartilhar boas práticas e oportunidades de investimento em infraestrutura na região.
A escolha do Peru como sede desta edição reflete o ambiente favorável do país para concessões e parcerias estratégicas. Entre 2023 e 2024, foram concedidos 29 projetos de PPPs e ativos no país, que somam mais de US$ 11 bilhões em investimentos.