• julho 14, 2023
  • 5 minutos

Sindicato dos atores de Hollywood decreta greve

Sindicato dos atores de Hollywood decreta greve

É a 1º vez em 63 anos que os sindicatos de ambas as categorias paralisam as atividades simultaneamente

hollywood sign g4081c89a3 1280

hollywood (Foto: Pixabay)

O SAG-AFTRA, sindicato que representa cerca de 160 mil atores de cinema e televisão de Hollywood, decretou o início da greve para meia-noite desta sexta-feira, 14.

O site Deadline informou que o conselho nacional tomou a decisão de forma unânime na tarde desta quinta, 13, já que as negociações com a AMPTP, associação das produtoras norte-americanas, terminaram sem acordo na última quarta.

O SAG-AFTRA, então, se junta ao WGA. O sindicato dos roteiristas de Hollywood está em greve desde o dia 2 de maio, reivindicando, também, melhores condições para a categoria após ter as negociações frustradas com as grandes empresas. Atores e roteiristas querem garantias de que seu futuro uso será regulamentado, longe de qualquer ameaça de Inteligência Artificial, mas os estúdios até agora se recusaram a ceder.

A última vez que as duas organizações paralisaram ao mesmo tempo foi em 1960. Separadamente, a última greve do SAG-AFTRA aconteceu em 1980; e a do WGA, em 2007.

Consequências da greve

Ainda se recuperando dos impactos da pandemia da Covid-19, a indústria cinematográfica deve ter dificuldades com seus lançamentos recentes. Isso porque a paralisação deve impedir que as estrelas participem da divulgação de alguns dos lançamentos de verão altamente aguardados e participem de festivais importantes dos próximos meses, como o de Veneza e o de Toronto.

A realização do Emmy 2023, por exemplo, que seria realizada em 18 de setembro pode ser adiada para novembro de 2023 ou janeiro de 2024.

Os membros do sindicato também não podem participar de painéis em eventos de cultura. Com isso, a Comic-Con de San Diego, que começa no próximo dia 20, também não deve contar com a presença de grandes astastros.

Barbie, Oppenheimer e Blue Beetle

Os lançamentos mais esprados da temporada já começam a ter mudança em suas divulgações. Na première de Londres de “Oppenheimer”, novo filme de Christopher Nolan, os atores estiveram no tapete vermelho mas depois deixaram o evento em solidariedade à decisão do sindicato, que ainda nem tinha sido anunciada. As grandiosas ações de Marketing do linga Barbie também estão suspensas.

A atriz brasileira Bruna Marquezine, estrela do filme BlueBeetle, que estreia em agosto, anunciou o apoio às paralisações e pediu o apoio dos fãs para irem aos cinemas.

20230714 103215