• setembro 13, 2023
  • 4 minutos

Indústria automotiva de Minas terá mais investimentos

Indústria automotiva de Minas terá mais investimentos

Na Itália, Governo de Minas, Fiemg e Grupo Iveco assinam acordo para atração de investimentos para a indústria automotiva 

IMG 20230912 WA0016
(Foto: Aluísio Eduardo/ Imprensa MG)

O Governo de Minas formalizou, nesta terça-feira (12), em Turim, na Itália, uma parceria para o desenvolvimento de iniciativas que visam atrair empresas para Minas Gerais. O programa tem como objetivo investir em mão de obra qualificada no estado, prospectar empresas parceiras do Grupo Iveco, impulsionar a eficiência, a inovação e a competitividade da indústria mineira de veículos comerciais, caminhões, ônibus, motores e componentes. Nos últimos três anos, a Iveco já investiu R$ 600 milhões em Minas.

Leia mais:

Apple lança iPhone 15 em titânio

A medida também envolve a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG), que investirá cerca de R$ 10 milhões na instalação de um centro de treinamento e capacitação em Belo Horizonte para mais de cem consorciados da Iveco de todo Brasil, qualificando mão de obra. “Minas é um estado que, agora, tem crescido acima da média do Brasil. Nesta gestão, superamos obstáculos e revertemos em entregas para transformar a vida dos mineiros. Reforçamos o papel do Estado como amigo de quem quer empreender e investir e, desde 2019, geramos cerca de 750 mil empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)”, sinalizou. “O setor produtivo é um forte e estratégico aliado para avançarmos, com um desenvolvimento cada vez mais sustentável. Por isso, parcerias como essas são fundamentais para Minas e para o Brasil”, completou o governador.

Invest Minas: o desenvolvimento da indústria automotiva

A parceria inclui também iniciativas como o desenvolvimento de um programa com a Invest Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), investimentos em tecnologia com a instalação de novo centro técnico de desenvolvimento de motores da FPT, dentre outras.

Para o presidente da marca Iveco na América Latina, Marcio Querichelli, o Governo de Minas e a Fiemg são grandes parceiros no processo de expansão de negócios.

“Minas Gerais está no centro de nosso planejamento. Dobramos nossa participação de mercado nos últimos três anos. Com maiores volumes, estamos agora focados na melhoria de nossa competitividade para seguir crescendo. A localização de fornecedores em Minas Gerais é uma ação estratégica nesse sentido”, reforçou.

Atrair fornecedores e fortalecer as cadeias produtivas são, justamente, objetivos do Estado, por meio do trabalho desenvolvido pela Invest Minas para também trazer empreendimentos para o estado ou reforçar aqueles já instalados.

“Quanto maiores e mais robustas são essas cadeias produtivas, maior o ganho de competitividade do setor, fazendo com que as empresas possam acessar novos mercados, no Brasil e no exterior, ampliando seus ganhos e gerando mais empregos”, destacou o diretor de Atração de Investimentos, Ronaldo Alexandre Barquette.