• julho 28, 2023
  • 4 minutos

Minas Gerais na boca do povo americano

Minas Gerais na boca do povo americano

Para site internacional, BH, Inhotim, Ouro Preto, Tiradentes e até São Tomé das Letras figuram na lista de sugestões mineiras para turistas dos Estados Unidos em viagem pelo Brasil

IMG 20230728 WA0045(1)
Ouro Preto é, mais uma vez, destacada como uma das cidades imperdíveis para o turista norte-americano que queira conhecer Minas Gerais (Foto: Cc)

A arte e natureza de Inhotim, em Brumadinho; as históricas Ouro Preto e Tiradentes; a termal Poços de Caldas; a bela Serra do Caraça; Capitólio, com seus cânions; e até a mística São Tomé das Letras. São as sugestões do site norte-americano Travel Off Path, especializado em turismo, para os turistas dos Estados Unidos interessados em visitar Minas Gerais, estado que virou assunto em matéria publicada no último dia 17 de julho.

Com o título “Os americanos agora podem voar sem escalas para este belo destino latino-americano não descoberto”, o site ressalta que pela primeira vez, desde a reabertura das fronteiras da América Latina, “os voos diretos dos Estados Unidos para um dos destinos mais bonitos e menos visitados da região estão finalmente sendo restabelecidos”.

Quem assina a matéria é o jornalista brasileiro Vinicius Costa, que reside em Nova York, segundo o seu perfil na plataforma de pesquisa de profissionais de comunicação Muck Rack. Segundo o texto, Minas Gerais é um dos estados mais ricos e diversificados culturalmente do Brasil. “Lar de paisagens naturais de tirar o fôlego, picos imponentes, cachoeiras majestosas, cidades coloniais centenárias e mais conhecido por sua culinária de dar água na boca”, escreve.

Ao se referir a um destino menos visitados, contudo, a matéria acerta e comete um equívoco ao mesmo tempo. Rio e São Paulo são cidades realmente mais procuradas que Belo Horizonte, porém a capital mineira e Minas Gerais têm crescido sobremaneira no movimento turístico.

De acordo com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), apurado pelo IBGE, o estado registrou a maior variação no volume das atividades turísticas em 2023, em comparação com 2022, e desponta como o maior crescimento no setor.
A variação mineira foi de 24,3%, e ficou 13,2 pontos percentuais acima da média nacional (11,1%). A receita nominal cresceu em 34,9%, e também supera a média brasileira de 30,1% no período analisado.

A reportagem do site norte-americano ainda ressalta a culinária mineira, que costuma ser descrita como a melhor variedade regional do Brasil. “Do pão de queijo, o pequeno pão de queijo redondo, ao feijão tropeiro, um prato à base de farinha de mandioca e feijão, incontáveis das exportações culinárias mais famosas do Brasil, na verdade, se originaram de Minas, tornando-o um destino gastronômico de classe mundial”, relata.

Ela cita ainda a agitação da capital mineira, com sua lista de museus, centros de lazer, clubes de jazz underground, bares, pubs, cafés e vida noturna eletrizante. “Seja você mais introvertido, do tipo cultural ou uma criatura social, Belo Horizonte e suas muitas facetas não irão decepcioná-lo”, garante.

O Travel Off Path aponta outras opções no entorno de BH como passeios imperdíveis. Como Ouro Preto. “As ruas de paralelepípedos levam a igrejas barrocas ricamente decoradas e outros santuários católicos menores, e a paisagem urbana é pontilhada de antigas casas coloniais portuguesas no cenário dramático da cordilheira ouro-pretana. Se arte popular, pequenas cidades históricas que parecem congeladas no tempo e uma atmosfera pitoresca lhe parecem atraentes, você definitivamente deveria visitar Ouro Preto”, elogia.

Tão importante quanto os atributos de Minas, está como fazer para o turista chegar. O Travel Off Path informa sobre o novo voo direto da Azul para o Aeroporto de Confins, a partir de Fort Lauderdale e o início das operações da mesma companhia com saídas de Orlando, a partir de setembro.

SAIBA MAIS
A matéria na íntegra está no www.traveloffpath.com