• julho 24, 2023
  • 3 minutos

Mobilidade urbana e os desafios do século 21

Mobilidade urbana e os desafios do século 21

SetraBH e Sintram representam o segmento em Minas na Cúpula Global do Transporte Público realizada em Barcelona

IMG 20230724 WA0001
Estande da Cúpula Global de Transporte Público da UITP 2023 (Foto: Divulgação/ SetraBH)

Os desafios e as oportunidades da mobilidade urbana no século 21 foram temas da Cúpula Global de Transporte Público da UITP 2023, ocorrida em Barcelona, na Espanha, durante quatro dias de junho. Membros do SetraBH e do Sintram representaram o setor de transporte público de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Entre eles estavam o presidente do Conselho do SetraBH, Robson José Lessa Carvalho, e diretores do Sintram.

“Durante o evento, tivemos muitos painéis de discussão e palestras, apontando a importância do transporte público como um pilar fundamental da mobilidade urbana sustentável. Ficou evidente a necessidade tanto aqui, em Barcelona, como em várias localidades pelo mundo, de investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e inovação, com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de transporte público, além é claro para reduzir o impacto ambiental”, ressaltou Lessa.

Cúpula Global do Transporte Público reuniu líderes do setor de transporte público de todo o mundo para discutir os desafios e as oportunidades da mobilidade urbana no século 21. O tema do evento foi “Transporte Público: Luz Brilhante da Cidade”. Durante o encontro, os participantes discutiram como o transporte público pode ajudar as cidades a tornarem-se mais sustentáveis, acessíveis e inclusivas.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo fez a abertura da cúpula e destacou a importância do transporte público para o futuro das cidades. O evento também contou com a presença de vários ministros de transporte de todo o mundo, bem como representantes de empresas de transporte público, organizações não-governamentais e instituições acadêmicas.

De acordo com o empresário Robson Lessa, o futuro do transporte público em um mundo digital com ênfase na acessibilidade, sustentabilidade e meio ambiente, foi o ponto central da reunião que durou quatro dias na cidade de Barcelona.

Lessa ressaltou também a importância das estratégias de descarbonização. Alguns países do mundo já destacam essa ação, que inclui a transição para frotas de veículos elétricos e, consequentemente a implementação de programas de gestão de energia – sem comprometer os desafios ambientais de qualidade e acessibilidade.