• abril 10, 2025
  • 7 minutos

Mônaco brasileira traz novidades na estrutura e homenagens a Fuad Nonam

Mônaco brasileira traz novidades na estrutura e homenagens a Fuad Nonam

Segunda edição do BH Stock Festival é confirmada para agosto e marca estreia da internacional TCR South America no circuito de rua no entorno do Mineirão

 

Mônaco Brasileira: Novo Mitsubishi Eclipse Cross um dos novos SUVs da Stock Car Foto Henrique Gomes
Novo Mitsubishi Eclipse Cross é um dos novos SUVs da Stock Car (Foto: Henrique Gomes)

Homenagens ao saudoso prefeito Fuad Noman e novidades na estrutura marcaram o lançamento oficial do BH Stock Festival, a Mônaco brasileira – como foi apelidada a etapa mineira -, que terá sua segunda edição nas vias no entorno do Mineirão, na Pampulha. De 15 a 17 de agosto. O evento no Palácio da Liberdade, que marcou a reedição da etapa mineira da Stock Car nesta semana reuniu autoridades, organizadores e alguns pilotos que participam da principal categoria do automobilismo nacional.

Para 2025, os organizadores prometem repetir e ampliar o que ocorreu em 2024, quando o do BH Stock Festival movimentou R$ 250 milhões na economia local e atraiu público de 25 estados brasileiros. A expectativa, segundo os organizadores, é que o impacto em 2025 ultrapasse R$ 300 milhões.

A Mônaco brasileira se destaca pelo formato inovador: um autódromo temporário montado no entorno do Mineirão. A pista terá 3.200 metros, com trechos protegidos por sete quilômetros de gradis, quatro quilômetros de guard rails e três quilômetros de blocos de concreto.

Pelo apoio incondicional dado por Fuad Noman em 2024, que enfrentou críticas e ameaças para bancar a prova, o diretor-executivo do evento Sérgio Sette Câmara ressaltou seu desejo de nomear a prova com o nome do saudoso prefeito da capital mineira.

“Tudo isso foi possível graças ao engajamento do nosso prefeito, que acreditou no projeto. Por isso, em reconhecimento ao seu legado, a etapa leva agora seu nome: Grande Prêmio Fuad Nonam”, destacou.

Outra grande novidade será a presença da TCR South America, competição internacional de carros de turismo que se junta à programação do festival. Conhecida como a “Libertadores do Automobilismo”, a TCR segue regulamento unificado presente em 30 países, com mais de 300 corridas realizadas em 2024.

Para o CEO da Vicar, empresa responsável pela Stock Car, Lincoln Oliveira o retorno do BH Stock Festival reforça o potencial de eventos urbanos.

“BH mostrou que é possível fazer automobilismo de alto nível em uma grande cidade. Agora, temos uma nova edição ainda mais estruturada”, afirmou.

Além de fomentar o esporte, o evento se destaca pelo impacto econômico: em 2024, foram gerados 4 mil empregos diretos e indiretos, com 75% de ocupação na rede hoteleira. A transmissão ao vivo alcançou 171 países em cinco idiomas, e mais de 260 profissionais de imprensa foram credenciados.

“O BH Stock Festival é uma locomotiva econômica. A cada edição, queremos impulsionar ainda mais o turismo, a hotelaria, o comércio e os serviços”, afirmou também diretor-executivo do festival, Emanuel Júnior.

Para este ano, melhorias na infraestrutura visam proporcionar uma experiência mais confortável aos visitantes. Haverá mais praças de alimentação, áreas cobertas, arquibancadas adicionais e o novo setor Varanda Norte, com piso mais próximo à pista. O espaço VIP será realocado para a Avenida Rei Pelé, e a acessibilidade será reforçada com áreas específicas para Pessoas com Deficiência.

Os pilotos já estão na contagem regressiva para o evento. “O circuito urbano exige andar no limite. É desafiador, mas prazeroso. A expectativa é grande para voltar com um carro ainda mais tecnológico”, disse o tricampeão da Stock Car, Gabriel Casagrande.

Para Nelson Piquet Jr., o modelo adotado em BH deveria servir de inspiração: “O Brasil precisa de mais pistas diferentes. O que foi feito aqui é digno de aplausos”, acrescenta.
Já Arthur Gama, que estreará em circuitos de rua, vê o festival como um marco em sua carreira. “Será o meu primeiro traçado urbano. Estou muito feliz e empolgado com o que vi da edição passada”, espera.

 

As principais novidades da nova edição da Mônaco brasileira

Grande Prêmio Fuad Noman:

  • A etapa de Belo Horizonte passará a se chamar oficialmente Grande Prêmio Fuad Noman, em homenagem póstuma ao prefeito da capital mineira, grande incentivador da Stock Car na cidade e peça fundamental para a realização do evento em 2024;

Chegada da TCR South America:

  • Pela primeira vez, o BH Stock Festival contará com uma categoria internacional: a TCR South America Banco BRB, considerada a “Libertadores do Automobilismo”. A competição reúne carros de turismo sob regulamento padronizado e está presente em 30 países, com mais de 300 corridas realizadas no último ano;

VIP Lounge reformulado:

  • O Vip Lounge será reposicionado para a região da Avenida Rei Pelé, oferecendo uma experiência mais próxima da pista, com melhorias no conforto e nos serviços oferecidos;

Mais conforto e estrutura para o público:

  • Ampliação das praças de alimentação com mais diversidade gastronômica, mesas e cadeiras;
  • Novas arquibancadas e um andar coberto na esplanada do Mineirão, com vista privilegiada da pista;
  • Criação do setor Varanda Norte, com piso mais próximo do circuito;
  • Reforço na acessibilidade, com áreas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs);
  • Melhorias na sinalização e novos espaços interativos das marcas patrocinadoras;

Circuito urbano permanece e segurança reforçada:

  • O circuito de rua no entorno do Mineirão permanece com cerca de 3.200 metros de extensão, e será estruturado com 7 km de gradis, 4 km de guardrails e 3 km de blocos de concreto.

Saiba mais sobre o BH Stock Festival

Etapa da Stock Car Pro Series e da TCR South America
Data: 15 a 17 de agosto de 2025
Local: Entorno e Esplanada do Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – Pampulha, Belo Horizonte – MG
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/101162?share_id=1-copiarlink