• maio 27, 2024
  • 4 minutos

Mostra Nacional CineMarias traz o protagonismo para profissionais femininas

Mostra Nacional CineMarias traz o protagonismo para profissionais femininas

Evento recebe filmes dirigidos por identidades femininas e pessoas não-binárias de todo o país até 13 de junho com premiação no valor de R$2.000 para melhores filmes

WhatsApp Image 2024 06 03 at 15 22 07
3ª Mostra Nacional CineMarias traz o protagonismo para profissionais femininas (Foto: Divulgação: 3ª Mostra Nacional CineMarias)

A 3ª Mostra Nacional CineMarias – “Poéticas do fim do mundo” está com inscrições abertas para cineastas e realizadoras audiovisuais de todo o país. As obras podem ser inscritas até até o dia 13 de junho, compondo as duas mostras competitivas (capixaba e nacional). O melhor filme recebe uma premiação no valor de R$2.000 para ambas as categorias. O evento é gratuito e ocorre entre 19 e 21 de setembro no Cine Metrópolis (Ufes), na cidade de Vitória (ES).

Leia mais:

Café mineiro: exportações somam 10 milhões de sacas

Podem ser inscritos filmes brasileiros dirigidos por mulheres trans, cis, travestis e pessoas não-binárias, produzidos entre janeiro de 2021 e 01 de maio de 2024 com duração de até 25 minutos. Cada proponente pode enviar até duas obras dos gêneros documentário, ficção, animação ou híbrido, desde que a inscrição seja feita separadamente. As obras selecionadas irão compor as duas mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e capixaba). As inscrições estão disponíveis AQUI.

Com o tema “Poéticas do fim do mundo”, a Mostra propõe um debate sobre outras formas de comunicar e difundir histórias, reverenciando as narrativas livres e os meios independentes que se colocam como novas plataformas de partilhas do sensível, evocando, desta forma, o cinema e o midialivrismo como forma de fortalecer a capacidade de comunicação e disputa de narrativas da sociedade civil de forma urgente e decisiva em um cenário de enormes desigualdades de gênero, racial, ambiental e econômica.

Tudo isso será refletido nos filmes e programação, que contará com mais de 30h de atividades como workshops e masterclasses de criação, bate-papos, painéis e shows musicais com atrações locais e nacionais.

O nome “CineMarias” é inspirado na Lei Maria da Penha e durante a programação também é possível conferir ações educativas de reflexão do combate à violência contra identidades femininas e de difusão da Lei Maria da Penha. A programação completa será divulgada em até um mês antes da realização do evento pelo site cinemarias.com.br e instagram @cinemarias.

O evento conta com o patrocínio da Synergia Socioambiental, da Leroy Merlin, da ES Gás com o apoio Cultural do Instituto Energia e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A produção é da Lúdica Audiovisual, Odoyá Arte e Cultura e Machê. A realização é da Puri Produções e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Seleção de filmes para a 3ª Mostra CineMarias – Poéticas do Fim do Mundo

  • Inscrições: https://cinemarias.com.br/inscricoes/
  • Prazo: até 13 de junho
  • Curtas-metragens: filmes de até 25 minutos finalizados a partir de 2021 por mulheres trans, cis, travestis e pessoas não-binárias
  • Troféu e premiação: para o filme mais bem colocado na Mostra em ambas as categorias, capixaba e nacional.