• dezembro 22, 2023
  • 6 minutos

Nova frota de ônibus da capital tem tecnologia sustentável 

Nova frota de ônibus da capital tem tecnologia sustentável 

Os mais de 450 ônibus novos que estão em operação no transporte coletivo de BH contam com a tecnologia sustentável baseada no sistema Euro 6

 

OnibusPBH
Os mais de 450 novos ônibus que circulam pelas ruas de BH contam agora com tecnologia sustentável de última geração (Foto: PBH)

 

Os mais de 450 novos ônibus que agora circulam pelas ruas da capital são desenvolvidos uma uma tecnologia sustentável. A inovação tem a capacidade de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes. O Euro 6 faz parte do Acordo de Paris, um tratado global, de dezembro de 2015, que estabeleceu um conjunto de medidas para redução da emissão de gases do efeito estufa.
Leia mais: 

Ônibus e Euro 6

O sistema Euro 6 é um conjunto de normas que têm como objetivo a redução de gases poluentes de motores a diesel. Para se adequar, os ônibus e caminhões são obrigados a usar tecnologias para reduzir o hidrocarboneto e o óxido de nitrogênio, entre outros gases do efeito estufa, produzidos pela queima de combustível.

O Euro 6 exige o uso de duas tecnologias ao mesmo tempo – a Redução Catalítica Seletiva e a Recirculação de Gases da Exaustão:

  • Redução Catalítica Seletiva (SCR): O sistema SCR converte os gases poluentes que sairiam pelo escapamento em nitrogênio e vapor de água, que são inofensivos ao meio ambiente. Para que isso ocorra, é necessário o uso do reagente ARLA 32, um composto por água e ureia e é obrigatório para os motores diesel que utilizam o sistema SCR.
  • Recirculação de Gases da Exaustão (EGR): No sistema EGR a redução da emissão de poluentes se dá por meio da recirculação dos gases e da diminuição da temperatura interna da câmara de combustão.

No Brasil, a implantação do Euro 6 ocorre pela Resolução 490 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), chamado de Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE)

Melhorias no transporte coletivo

Os ônibus novos fazem parte de uma série de melhorias implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo é promover uma modernização no sistema de transporte coletivo na capital com a criação do mecanismo de remuneração complementar, assim possibilita um transporte com mais qualidade e a redução do preço da tarifa de R$ 6 para R$4,50 – mesmo valor praticado desde 2018.

A lei 11.458 determinou a renovação da frota com a entrada no sistema de 420 ônibus novos, com ar condicionado, suspensão a ar e com menores níveis de poluentes. 70% da frota atual já possui ar condicionado.

Também foi exigido aos consórcios que até o fim do ano fosse realizado um incremento de 10% nas viagens, saltando das 21,7 mil viagens para 23.870 por dia útil. O número de viagens por dia útil já está em quase 24 mil.

As melhorias no transporte coletivo da capital também contemplam gratuidades como o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos no Sistema Único de Saúde.

Outra implementação foi a tarifa zero nas linhas de vilas e favelas, que beneficiará famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica.