- outubro 4, 2023
- 3 minutos
Prevenção no Outubro Rosa 2023

No mês de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Congresso Nacional irá projetar fotos de mulheres que sobreviveram à doença

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
Leia mais:
Santa Tereza completa 123 anos com festa neste final de semana
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Neste ano, o Outubro Rosa pretende divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Números pelo mundo
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Atividades comemorativas
O Congresso Nacional, no dia 18, irá inaugurar uma exposição fotográfica que contará a história de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.
Também no dia 18, serão projetadas nas torres do Congresso Nacional fotos de mulheres que sobreviveram ao câncer de mama e dados sobre a incidência da doença no País. Já no dia 24, uma nova audiência da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil discutirá a disponibilização de novos medicamentos já incorporados para o câncer de mama pelo SUS. E encerrando as atividades da campanha, no dia 25, a Secretaria da Mulher fará um seminário sobre inovação e educação no combate ao câncer.
* Da Redação com Agência Câmara de Notícias