• outubro 4, 2023
  • 3 minutos

Prevenção no Outubro Rosa 2023

Prevenção no Outubro Rosa 2023

No mês de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Congresso Nacional irá projetar fotos de mulheres que sobreviveram à doença

img20201001201208861 768x512
(Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Leia mais

Santa Tereza completa 123 anos com festa neste final de semana 

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Neste ano,  o Outubro Rosa pretende divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Números pelo mundo

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Atividades comemorativas

O Congresso Nacional, no dia 18,  irá inaugurar uma exposição fotográfica que contará a história de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.

Também no dia 18, serão projetadas nas torres do Congresso Nacional fotos de mulheres que sobreviveram ao câncer de mama e dados sobre a incidência da doença no País. Já no dia 24, uma nova audiência da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil discutirá a disponibilização de novos medicamentos já incorporados para o câncer de mama pelo SUS. E encerrando as atividades da campanha, no dia 25, a Secretaria da Mulher fará um seminário sobre inovação e educação no combate ao câncer.

* Da Redação com Agência Câmara de Notícias