- Negócios
- maio 5, 2025
- 4 minutos
Parceria entre operadora de saúde e empresa de energia gera benefícios a clientes

Para marcar sua chegada ao mercado mineiro, Blue fecha acordo com a TMX, que oferece descontos na conta de luz para quem aderir ao plano

Uma parceria entre uma operadora de planos de saúde e uma empresa de fornecimento de energia renovável proporciona aos mineiros descontos na conta de luz. Trata-se do acordo entre a Blue Saúde e a TMX Energy que traz esses benefícios inéditos.
Para isso, o cliente do plano precisa aderir ao TMXe, que gera até 15% de desconto na fatura de energia para quem tiver contas de energia elétrica acima de R$250 mensais.
A TMX atua em toda a cadeia da energia solar, do auto consumo remoto, geração compartilhada e empreendimentos múltiplos. Ela constrói pequenas usinas cuja energia pode ser para consumo próprio em indústrias, clubes, grandes condomínios, micro usinas residências (rooftops), até grandes usinas solares. Algumas modalidades possuem retorno acima das taxas convencionais, como as mini usinas fotovoltaicas, que têm do benefício de ter contratos de até 25 anos.
A companhia energética também está no segmento de crowdfundig regulado, o que permite aos seus investidores tornarem sócios de usinas solares por meio de plataforma como a Bloxs Investimentos, sob regulação da CVM.
Já a Blue Saúde, que chegou ao mercado mineiro recentemente, tem rede credenciada nos mais tradicionais hospitais, clínicas e laboratórios mineiros, entre eles o Felício Rocho e a Rede Mater Dei. A empresa informa que parte expressiva do atendimento remoto usa a Inteligência Artificial, a fim de facilitar a resposta para o usuário, reduzir custo e ganhar agilidade.
“Considerando o número de vidas que estão sob o nosso guarda chuvas, em um plano de saúde convencional, seriam necessários mais de 800 colaboradores. Fazemos isso com eficiência e qualidade superior, contanto com o engajamento de 200 colaboradores, e isso só é possível graças a tecnologia e sobretudo a IA. Essa equação resulta em preços muito mais competitivos e clientes satisfeitos”, revela o CEO e cofundador da empresa, Lourival Araújo.
Entre os benefícios apontados pelo empresário estão a telemedicina, plano pet e clube de descontos. Araújo explica que a gestão da Blue conseguiu algo inédito para uma administradora de planos de saúde: ter reajuste negativo no ano de 2023. Enquanto a maioria dos planos subiram em média 15%, os da empresa caíram em 3% no último período.
Com mais de 110 mil vidas seguradas em todo o Brasil, a Blue Saúde espera alcançar nos próximos meses a marca de 200 mil. Só em Minas Gerais já são 5 mil associados com uma perspectiva de ultrapassar 10 mil em seis meses.