• outubro 27, 2023
  • 5 minutos

Pousada Hayô em Caraíva mistura o rústico com o sofisticado

Pousada Hayô em Caraíva mistura o rústico com o sofisticado

Típica pé na areia possui arquitetura integrada à natureza, suítes luxuosas e confortáveis e uma piscina que mais parece um lago cristalino

Pousada Hayô, em Caraíva
Pousada Hayô, em Caraíva tem arquitetura e design integrados à natureza (Foto: Oka Fotografia)

A Pousada Hayô, em Caraíva, comunidade que pertence a Porto Seguro (BA), se prepara para um período quente: de temperatura e do fluxo de hóspedes. Afinal, os feriados de fim de ano e o Verão estão próximos e a expectativa é de turistas vindos de várias partes do País em busca de uma opção de hospedagem sofisticada, ao mesmo tempo despojada e no melhor estilo “pé na areia”.

Isso mesmo. A praia é uma extensão da pousada, cujos atributos encantaram também alguns famosos. Como os atores José Loreto e Giovana Lancelloti, e os influenciadores Bella Falconi, Felipe Marreco, Raiany Trindade, Marcus Ferraz e até a ex-paquita da Xuxa, Cátia Paganote que já passaram por lá – e aprovaram.

Leia mais:

Chef mineira vence The Taste Brasil 2023 do canal GNT

Com uma arquitetura e design integrados à natureza, a Hayô é aconchegante. Suas suítes são confortáveis e misturam o rústico com o sofisticado, além de estarem posicionadas para que o hóspede tenha a sensação de acordar e adormecer ao som das ondas.

Charmosa, possui detalhes de alta qualidade e áreas comuns onde se pode degustar os pratos locais, relaxar em espreguiçadeiras e curtir a bela piscina. Para quem não quer apenas descanso, a Hayô oferece ainda atividades, tais como caminhada ao amanhecer pela praia, aula de yoga e passeio de canoa.

Suítes do Hayô podem ter varanda e ofurô

São vários tipos de suítes, luxo ou super luxo, algumas com piscina, ofurô e até varanda. Mas cada uma delas têm suas particularidades. Os nomes delas são especiais e, alguns, curiosos. Veja:

  • Caraíva
  • Corumbau
  • Hayô
  • Kijeme
  • Monte Pascoal
  • Netuno
  • Pataxó
  • Pé na Areia
  • Satu

 

Piscina revestida de quartzito verde esmeralda

A piscina é um capítulo à parte na Pousada Hayô: toda revestida de quartzito verde esmeralda, nativa da Bahia, uma espécie de cristal de cor única, que já encantava antigas civilizações egípcias e diversas tribos indígenas. Seu verde intenso dá um toque único, que certas horas do dia, com o reflexo do sol, chega a brilhar como um lago cristalino.

O café da manhã é um sonho e também destaque da Hayô. Com diversos produtos locais, é servido à la carte e personalizado. Ou seja, o hóspede praticamente escolhe o que deseja saborear naquela que muitos consideram a principal refeição do dia.

Um dos principais destinos de turismo da Bahia, Caraíva é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e vizinha da reserva indígena Pataxó e do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal – primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e suas caravelas em 22 de abril de 1500.

O barco do bar de praia é uma marca registrada de Caraíva. Até os anos 1970, era o único meio de transporte, quando começaram a chegar os primeiros turistas e novos moradores. Não existia estrada de acesso para veículos automotores.

A vila tem ruas de areia e casinhas coloridas à beira do rio. Por isso, é considerado um daqueles destinos brasileiros tranquilos e autênticos, que atraem viajantes em busca de conexão com a natureza.

Para se chegar a Caraíva, o destino é, primeiro, o aeroporto de Porto Seguro. Em seguida, o turista contrata um carro (táxi ou alugado) até o ponto onde se cruza o Rio Caraíva – duas horas de viagem, em média. A travessia do rio é feita através de barquinhos, com os canoeiros locais até o outro lado. Lá é possível contratar um “juber” (o Uber local, que é uma carroça) até então chegar à pousada.