• maio 31, 2024
  • 4 minutos

Previsão do tempo: queda na temperatura no fim de semana

Previsão do tempo: queda na temperatura no fim de semana

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emite alerta à população mineira diante da diminuição da temperatura prevista para persistir até o domingo (2); clima continua seco, com baixos índices de umidade relativa do ar

 

Foto cidade-
Defesa Civil Estadual emite alerta para a população: temperatura e unidade relativa do ar mais baixas (Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG)

 

 

A previsão do tempo para este final de semana em Minas Gerais é de temperaturas mais baixas, de acordo com alerta emitido pela Defesa Civil Estadual. Com a temperatura mínima chegando a 4ºC e umidade relativa do ar ficando entre 20% e 30% em algumas regiões do estado, a população deve ficar atenta a sintomas físicos como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, ressecamento da pele e dificuldade para respirar.

 

 

Leia mais:

Congresso de oncologia nos EUA reúne especialistas mundiais

 

 

Diante das baixas temperaturas, é fundamental manter o corpo aquecido e buscar hidratação constante.

 

“Os mineiros devem beber muita água para driblar o desconforto provocado pelo ar seco, e devem tirar os agasalhos do armário para se protegerem do frio. Também é importante deixar os ambientes ventilados para evitar a contaminação por doenças respiratórias”, ressalta o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes.

 

 

Por fim, é essencial intensificar e manter cuidados ainda mais especiais com crianças, idosos e animais de estimação, assegurando a segurança e o bem-estar desses grupos mais vulneráveis.

 

 

Previsão do tempo

 

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a presença de uma massa de ar frio e seco abaixa as temperaturas e diminui a umidade do ar no estado.

 

No Sul de Minas, a temperatura mínima fica entre 4°C e 6°C, inclusive com previsão de geada. Já em áreas da Zona da Mata, Campo das Vertentes, Triângulo/Alto Paranaíba e Oeste, a previsão é de temperatura mínima entre 7ºC e 10°C.

 

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Sul do Jequitinhonha, a previsão de tempo é temperatura mínima fica entre 10°C e 14°C.

 

Nas demais regiões, as temperaturas mínimas devem ficar em torno dos 14°C. Vale lembrar que devido à ação dos ventos, a sensação térmica pode ser ainda menor nas primeiras horas do dia e ao anoitecer.

 

 

Ar seco em parte da RMBH

 

A previsão do tempo também informa com relação ao ar seco. As regiões Noroeste, Norte, Central Mineira, parte da Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste do Campo das Vertentes, Sul de Minas, Oeste e Triângulo/Alto Paranaíba devem ter índices de umidade entre 20% e 30%.

 

No restante do estado, os índices de umidade relativa do ar devem ficar acima dos 40%.

 

 

 

Leia mais:

Minas Junina: BH terá segunda edição do Arraiá da Liberdade