• agosto 22, 2023
  • 4 minutos

Projeto Inconfidências Gastronômicas ganha nova edição em Tiradentes

Projeto Inconfidências Gastronômicas ganha nova edição em Tiradentes

Próximo encontro faz parte do festival da cidade histórica, no próximo dia 24 de agosto no restaurante Padre Toledo 

Chefs Paulo, Fernanda e Higor
Chefs Paulo, Fernanda e Higor buscam desenvolver pratos com base na gastronomia do interior de Minas (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Os organizadores do projeto Inconfidências Gastronômicas decidiram realizar uma terceira edição do projeto no próximo dia 24 de agosto, novamente em Tiradentes. O evento, que faz parte do Festival Cultura e Gastronomia em Tiradentes, será marcado com um menu de seis tempos, às 20h30, no restaurante Padre Toledo (Rua Direita) que aproveita para comemorar seus 53 anos.

Segundo os organizadores,  o projeto busca levar uma cozinha autoral, que privilegia produtos e produtores locais. Essa edição traz também harmonizações com vinhos e cervejas mineiras. As próximas edições do Inconfidências Mineiras estão previstas para acontecer ainda neste semestre em BH e no Rio de Janeiro.

Leia mais:

Taste of America: EDC Orlando eletriza a Flórida em novembro de 2023

O projeto Inconfidências Gastronômicas nasceu da vontade dos amigos chefs, Fernanda, Paulo e Higor em apresentar releituras contemporâneas da clássica cozinha mineira. Eles têm forte relação com o interior de Minas Gerais e buscam, em cada encontro, compartilhar conhecimentos, contar histórias, valorizar os produtos mineiros e mexer com a memória afetiva por meio da gastronomia. O objetivo é proporcionar experiências inesquecíveis aos participantes.

Os chefs querem abordar a cozinha autoral, que privilegia produtos mineiros e de produtores locais. Além disso, buscam utilizar conhecimentos repassados de geração para geração na cozinha e no quintal dos avós e aprimorados durante a formação acadêmica.

Estão previstos nos eventos jantares, festins, almoços, cozinhas show, oficinas, piqueniques e vivências.

Chefs estipularam o cardápio

Veja:

  • Aperitivo: espetinho de porco com o quiabo, purê de abóbora madura e gengibre harmonizado com vinho rosé;
  • Entrada: terrine de porco, servida com figo fresco e torradinha de alho harmonizado com vinho rosé;
  • Segunda entrada: panceta crocante na sopa de laranja com wassabi harmonizado com vinho sauvignon blanc;
  • Prato 1: risotto de Canjiquinha com ossobuco suíno, queijo Minas meia cura e crispy couve harmonizado com vinho syrah;
  • Prato 2: lombo com ervas orgânicas, purê de maçã verde e farofa de amendoim torrado harmonizado com vinho tempranillo;
  • Sobremesa: trouxinha de bacon recheada de goiabada e queijo acompanhada de sorvete de manjericão harmonizado com Lorena Adoçado.

 

Informações sobre o Inconfidências Gastronômicas

  • Local: Restaurante Padre Toledo, em Tiradentes (programação do Festival Gastronômico da cidade)
  • Data e horário: 24/8, a partir das 20h30
  • Valor do ingresso: R$160,00
  • Onde comprar: (31) 999591183