• março 19, 2024
  • 3 minutos

Saúde renal: Rede Mater Dei oferece exames gratuitos à população

Saúde renal: Rede Mater Dei oferece exames gratuitos à população

A ação, proposta pela Sociedade Nacional de Nefrologia, celebra o Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 14 deste mês.

mater
Saúde renal: Rede Mater Dei oferece exames gratuitos à população (Foto: Divulgação/ Mater Dei)

A Rede Mater Dei de Saúde aderiu à campanha Saúde dos Rins – Exame de Creatinina para Todos, iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia, com  objetivo de chamar atenção para a importância dos rins. Sendo assim, a partir desta quarta-feira, 20, a Rede inicia um mutirão para realizar 250 exames gratuitos de creatinina.

Fazem parte desta ação os hospitais Mater Dei BH (50 vagas); Betim-Contagem (50 vagas); Mater Dei Premium (50); e hospitais Mater Dei Salvador e Emec (50 vagas cada um, direcionadas para instituições sociais).

Leia mais:

Rede Mater Dei investe em ações no combate à Dengue

Os pacientes que fizerem o exame, terão uma consulta com a equipe de Nefrologia para receberem os resultados. Aqueles que apresentarem alguma alteração renal, serão aconselhados a procurar um nefrologista, na rede particular, caso tenha convênio, ou no Sistema Único de Saúde (SUS), com o laudo em mãos.

As vagas são limitadas e direcionadas a pessoas que não têm plano de saúde. As inscrições devem ser feitas no dia 20 março, por meio de formulário que estará disponível no link da bio no Instagram da Rede Mater Dei (@redematerdei) ou nos stories. Os contemplados serão os primeiros inscritos.

Para o médico Marcus Lasmar, coordenador do Setor de Nefrologia Unidade Contorno da Rede Mater Dei, participar ativamente de uma campanha nacional como esta é de fundamental importância para levar informação de qualidade e oportunidade de saúde para as pessoas que não têm condições para realizar o exame.

O ideal, segundo o nefrologista, é que toda pessoa, principalmente acima de 30 anos, possa fazer um exame anual de dosagem desse marcador da função do rim.

“Os rins têm muitas funcionalidades, entre elas a regulação da pressão arterial, filtragem do sangue, eliminação das toxinas do corpo, controle da quantidade de sal e água no organismo, produção de hormônios – que evitam a anemia e doenças ósseas, entre outras”, explica Lasmar.